MPCE realiza palestra sobre defesa dos direitos da pessoa com deficiência


30.08.2017.Palestra.CaocidadaniaO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania), realizou, na última quarta-feira (30/08), uma palestra para jovens aprendizes, no Polo de Aprendizes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com o tema “Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência”. Foi discutida, na oportunidade, a importância da compreensão desses temas para a formação humanista do profissional.

Na palestra, o coordenador do CAOCidadania, promotor de Justiça Hugo Porto, abordou a questão da acessibilidade; as responsabilidades de quem viola os direitos, tanto na parte criminal como na parte da improbidade administrativa; e a preocupação do MPCE no processo de inclusão da pessoa com deficiência. Também foi debatida a legislação brasileira de inclusão, a exemplo da Lei de Cotas (nº 8.213/91), que dispõe que se a empresa tem entre 100 e 200 empregados, 2% das vagas devem ser garantidas a beneficiários reabilitados e pessoas com deficiência. Essa porcentagem varia de acordo com o número de contratados.

“O MPCE cada vez mais envida esforços para participar e colaborar com uma formação humanizada de jovens que ascendem ao mercado de trabalho, demonstrando a importância do respeito à diversidade social e à igualdade de direitos e oportunidades”, afirma o promotor de Justiça Hugo Porto.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br