O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Ipaporanga, participou, na última quarta-feira (04/10), de um debate sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento aconteceu no ginásio da comunidade de Torrões, zona rural de Ipaporanga, organizado pelo Conselho Tutelar do município.
Durante todo o mês de outubro ocorrerão palestras com profissionais de diversas áreas, abordando o mesmo tema, em decorrência do aumento dos casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Ipaporanga, em especial, na zona rural. A promotora de Justiça Milvania de Paula Britto, titular da 3ª Promotoria de Crateús e em respondência por Ipaporanga, participou da mesa de debates.
O evento contou com a participação do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar, profissionais da área da assistência social, psicologia e saúde, autoridades religiosas, além do público em geral. Segundo a promotora de Justiça, o objetivo do encontro foi repassar para a comunidade que a violência sexual contra crianças e adolescentes ocorre, infelizmente e na maioria dos casos, no âmbito familiar e doméstico, e a família tem o dever de comunicar as ocorrências às autoridades constituídas, para que o Estado possa colocá-las a salvo de toda e qualquer forma de violência.
“A violência sexual contra crianças e adolescentes está ocorrendo com elevada frequência na zona rural de Ipaporanga, pois inúmeros são os casos relatados pelo Conselho Tutelar e que estão sendo encaminhados para investigação policial. Alguns, inclusive, com investigação já concluída e denúncia apresentada. Por essa razão necessário se faz conscientizar a população que a violência sexual contra crianças e adolescentes não é assunto de família que se resolve em casa, mas mediante a comunicação às autoridades públicas, posto que se trata de fato criminoso”, informou a representante do MPCE.
Os diálogos com a comunidade continuarão durante todo o mês de outubro e novembro, na zona rural de Ipaporanga, com a seguinte programação: Lagoa do Barro (11/10), Cajás dos Jorges (18/10), Sacramento (25/10), Água Branca (01/11) e Sítio Araras (08/11). O encerramento das atividades ocorrerão na sede do município de Ipaporanga, no dia 23 de novembro, com uma audiência pública a ser realizada pela Promotoria de Justiça de Ipaporanga.