Plácido Rios dará continuidade às ações de modernização do MPCE


Placido_RiosO procurador-geral de Justiça Plácido Rios, após receber a confirmação do governador Camilo Santana de que continuará como gestor do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) no biênio 2018-2019, destacou que dará continuidade às ações de modernização da Instituição. Segundo Plácido Rios, serão incrementadas as ações e investimentos em quatro pilares fundamentais: reestruturação orçamentária, melhoria da infraestrutura física, modernização do parque tecnológico e investimento nos recursos humanos.

“Queremos, nos próximos anos, ampliar os avanços tecnológicos para todas as Promotorias de Justiça do Estado, dotando-as de maior eficiência quanto ao combate à corrupção e à criminalidade. Importante ademais, modernizar a administração, enxugando gastos, tornando a máquina menos burocrática e mais eficiente, possibilitando, assim, mais investimentos em áreas essenciais e críticas da administração”, anuncia Plácido Rios.

Balanço da Gestão 

De acordo com o procurador-geral de Justiça, a criação do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Ministério Público (FRMMP), em 2016, foi o passo inicial para o início das mudanças na instituição, uma vez que permitiu um aporte significativo de recursos. Nos últimos dois anos, foram investidos mais de R$ 16 milhões e a perspectiva para 2018 é que sejam investidos cerca de R$ 22 milhões, um acréscimo de 32%.

“Investimos forte na estrutura física, conseguindo novos prédios com modernas instalações para os órgãos de inteligência e investigação, promotorias criminais, júri, cíveis e promotorias especializadas. Além disso, a instituição vivenciou, nos últimos dois anos, sensíveis avanços na tecnologia e ampliação do quadro de pessoal, conseguindo resultados importantes no combate às facções criminosas, corrupção e reconhecimento dos direitos fundamentais dos cidadãos”, reforça Plácido Rios.

O procurador-geral de Justiça destaca que todo esse investimento tem como finalidade maior promover a melhoria dos serviços prestados à população. O MPCE atua na defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos, como o acesso à saúde, educação e segurança pública, por exemplo. A instituição promove, ainda, a moralidade na Administração Pública, ao fiscalizar o uso do dinheiro público por parte dos gestores municipais e estaduais e, em especial, no combate à corrupção e à criminalidade.

Confira aqui entrevista concedida pelo procurador-geral de Justiça, nesta quarta-feira (20/12), ao jornal Bom Dia Ceará, da TV Verdes Mares.

 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br