MPCE recomenda garantia de oferta de medicamentos em Horizonte


remedios2O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da promotora de Justiça da Comarca de Horizonte Maurícia Mamede Furlani, expediu, nesta terça-feira (8), uma recomendação para o prefeito Municipal e o secretário de Saúde do Município, a fim de que se abstenham de reduzir a oferta dos medicamentos relacionados no Anexo Único da Lei Municipal nº 997/2013.

Eles devem garantir, nas unidades de saúde que atendem durante os finais de semana e feriados, o fornecimento dos referidos medicamentos, incluindo antibióticos, à população necessitada de forma ininterrupta, desde que apresentem prescrições de tais medicamentos quando do atendimento nas unidades públicas.

Pelo documento, os gestores devem aportar os recursos necessários à execução das ações citadas no item I, não sendo necessário estabelecer novos horários de funcionamento da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), se o atendimento a essa recomendação se der nas unidades de saúde que já funcionem durante finais de semana e feriados. Desta forma, é da responsabilidade deles a execução integral do previsto na Lei Municipal nº 997/2013.

A recomendação objetiva garantir o direito do cidadão à saúde, que deverá ser norteado pelo princípio da eficiência da Administração Pública, prevenindo as responsabilidades de natureza civil, administrativa e criminal para a hipótese de risco pra saúde dos cidadãos decorrentes da inércia ou omissão do Município Horizonte. A promotora de Justiça requisitou as informações sobre as providências adotadas consoante a observância plena da legislação municipal, fixando prazo de 30 dias para resposta.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br