MPCE recomenda criação de grupo de trabalho para prevenção de trabalho infantil em Iguatu


novalogompceO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da promotora de Justiça Helga Barreto Tavares, expediu, no dia 17, uma recomendação a fim de promover a atuação conjunta dos órgãos pertencentes ao Sistema Única de Assistência Social (SUAS), na prevenção e erradicação do trabalho infantil do Município de Iguatu. A partir do documento, os Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI), o Conselho Tutelar e ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), deverão criar, no prazo de 30 dias, um grupo de trabalho, para a promoção de ações que visem a prevenção de trabalho infantil.

Este grupo de trabalho deverá ser efetivo e sistemático, entre os integrantes da rede de proteção à criança e ao adolescente, com a atribuição de promover intervenções e estratégias de caráter continuado junto às famílias em que já houve a identificação de trabalho infantil, a fim de superar a vulnerabilidade apontada. Os órgãos componentes do SUAS deverão enviar à Promotoria de Justiça um relatório bimestral sobre as atividades relativas à obrigação recomendada. Porém, o não cumprimento da recomendação, dentro dos prazos estipulados, implicará na adoção das medidas judiciais cabíveis.

Da recomendação, serão remetidas cópias, além das Autoridades diretamente recomendadas, aos seguintes órgãos e autoridades: Vara da Infância e Juventude de Iguatu, para ciência; Secretária de Assistência Social, para ciência; Mesa da Câmara de Vereadores do Município, para ciência, divulgação e colaboração no enfrentamento dos problemas postos na presente recomendação; Secretaria-Geral do Ministério Público de Ceará, para fins de publicação no Diário Oficial do Estado; Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Infância e Juventude, para ciência; o prefeito pessoalmente e a Procuradoria-Geral do Município, para ciência.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br