A diretora-geral da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP), Flávia Unneberg, com o apoio do procurador-geral de Justiça Plácido Rios, efetivou a aquisição do serviço de assinatura da Biblioteca Digital Thomson Reuters ProView, disponibilizada pela editora Revista dos Tribunais (RT). Com o ProView os membros e servidores do Ministério Público do Estado do Ceará poderão acessar seus e-books onde e quando quiserem, desde que acessem o hiperlink “Biblioteca Digital Proview RT”, que se encontra no lado direito da página inicial da Intranet. Por meio deste serviço, os usuários poderão organizar seus e-books por título, editora, país, lidos recentemente, ou assunto para encontrar rapidamente o livro que precisa.
De acordo com Flávia Unneberg, a ideia de assinatura de uma biblioteca digital era um sonho antigo acalentado tanto pela atual administração superior, quanto pela ESMP, sendo agora viabilizado. “Tínhamos a intenção de solicitar este serviço e houve a sincronicidade de propósito por parte do procurador-geral de Justiça a fim de dotar os membros e servidores de um acervo digital de livros para aumentar a capacidade da biblioteca da ESMP na capital e no interior do estado”, informou.
A diretora da ESMP afirmou que a concretização da assinatura foi possível após a realização de uma vasta pesquisa com várias empresas consolidadas no mercado. Para ela, a editora Revista dos Tribunais (RT) foi contratada por conter bastantes obras significativas e de conhecimento em âmbito nacional. “Esta iniciativa vai agregar todos de forma que a aquisição traz uma democratização do conhecimento através da plataforma digital com acessos simultâneos, desde que seja dentro da rede de Intranet, com a inserção de usuário e senha”, observou, ao acrescentar que o acervo dispõe de livros atualizados e de boa qualidade com obras jurídicas de várias áreas, além de Direito Penal e Civil, tais como: Direito de Família, Infância e Juventude, Meio Ambiente, dentre outras.
Em relação às vantagens, a assinatura dará uma garantia à obrigação do MPCE em oferecer ajuda no processo de atualização, reciclagem e melhoria das condições de trabalho para os membros e servidores. “Sabemos que os livros jurídicos são caros e podem interferir no orçamento de cada um e a administração tem esse compromisso em colaborar”, considerou.
Para efetuar uma pesquisa mais rápida e mais fácil os usuários podem usar palavras-chave e frases para pesquisar em toda a sua biblioteca de e-books e encontrar as informações que precisarem. Os livros digitais podem ser acessados em até quatro dispositivos, includindo tablets, desktop e web. Entretanto, todas as anotações (notas, marcadores e destaques) são salvas em um só lugar. Ao criar ou modificar anotações em um dispositivo, estas mudanças são refletidas nos demais dispositivos nos quais o ProView é utilizado.
Acesse aqui o link de acesso à Biblioteca Digital Proview. Os membros e servidores que queiram acessar a Biblioteca estando fora do Ministério Público, é necessário acessar a plataforma pela primeira vez utilizando a Internet do MPCE para cadastrar login e senha. Somente com estes dados, é possível acessar a biblioteca externamente, ou seja, em casa ou pelo smartphone conectado à rede 3g ou 4g particular. Quando o acesso for de dentro de unidades do MP, não será necessário informar login e senha. Uma apresentação da Plataforma acontecerá no início de dezembro, em data a ser informada posteriormente, para quem tiver interesse em conhecer melhor e tirar dúvidas sobre o funcionamento da Biblioteca Digital; e, em breve, um tutorial será disponibilizado.