Projeto Vidas Preservadas inicia gravações do curso Guardiões da Vida EAD


28.01.19.curso guardiões da vida ead.sO Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij), dá início a uma nova iniciativa do projeto Vidas Preservadas, o curso Guardiões da Vida EAD, a versão de Ensino à Distância da capacitação voltada para cidadãos interessados em reconhecer os fatores de risco para suicídio. As aulas gratuitas contam com apoio da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e as gravações já iniciaram.

O curso será dividido em 14 módulos, executados em duas etapas. A primeira fase conta com gravação de vídeos de 5 minutos, que serão utilizados como introdução de cada módulo e deve ser concluída na primeira quinzena de fevereiro, com expectativa de serem disponibilizadas em março de 2019 pela plataforma de mestrado em Políticas Públicas da UECE. A segunda parte, que ainda depende de orçamento de parceiros para o custeio da produção, contará com 30 vídeos de 30 minutos cada, distribuídos entre os módulos.

“O curso foi criado com o intuito de democratizar ao máximo os conhecimentos que foram reunidos pelos especialistas que fazem parte do projeto Vidas Preservadas. Nosso objetivo é fazer com que todas as pessoas tenham acesso a informações de prevenção e posvenção do suicídio e, assim, possam se ajudar e auxiliar outras pessoas”, explica o promotor de Justiça Hugo Mendonça, coordenador do Caopij e um dos coordenadores do Vidas Preservadas.

A equipe de facilitadores é composta por profissionais diversos, como Hugo Mendonça, Fábio Souza (Psiquiatra – PRAVIDA/UFC), Emerson Tchalian (jornalista), Edir Paixão (major do Corpo de Bombeiros), Marcelha Pinheiro (assessora jurídica da APDM/CE), Alessandra Xavier (psicóloga da UECE), Suzana Kramer (psicóloga do LABRI/UFC), Cinthia Cavalcante (psicóloga da UFC) e Talita Estrela (psicóloga).

Dentre os temas abordados estão autocuidado; identificação; abordagem; fatores de proteção e risco; acompanhamento familiar; suicídio na mídia; prevenção de suicídio para surdos; Plano Municipal de Prevenção e Posvenção do Município e saúde mental nas escolas.

Sobre o Vidas Preservadas

O Projeto Vidas Preservadas tem como missão contribuir para a prevenção do suicídio no Ceará, através da ação conjunta entre o MP e a sociedade. Para tanto, uma das linhas de atuação envolve capacitações, como o “Planejamento Estratégico do projeto Vidas Preservadas nos Municípios”. O objetivo central é sensibilizar e habilitar os gestores e técnicos municipais para criar comissões municipais e, em seguida, construir e aprovar o Plano Municipal de Prevenção e Posvenção do Suicídio. Em 2018, 48 municípios aderiram ao projeto.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br