Traficante é sentenciado a 23 anos de prisão


novalogompceO Conselho de Sentença da 5ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Fortaleza sentenciou, no dia 1º de abril de 2019, o réu Ronilson Melo dos Santos, à pena de 23 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado. Embora preso na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Elias Alves da Silva (CPPL IV), em Itaitinga, Ronilson dos Santos foi o mandante da execução de Bruno dos Santos Henrique, um pequeno traficante e assaltante que atuava na comunidade denominada Carandiru, no bairro Vila União. A sentença atende a uma denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do titular da 5ª Promotoria de Justiça do Júri.

Em cumprimento à ordem transmitida de dentro do Sistema Penitenciário em que o autor intelectual se encontrava cumprindo pena, o infrator Anderson Rocha Xavier (hoje falecido) e um segundo executor (ainda sem identificação precisa) assassinaram, no dia 21 de fevereiro de 2016, a vítima por volta de 00h, mediante vários disparos de arma de fogo, na Travessa Camari, próximo ao trilho. Conforme os autos, a vítima, Bruno Henrique, não contribuiu para a ação criminosa. O réu, Ronilson dos Santos, tem antecedentes criminais com condenação transitada em julgado. Os motivos foram reprovados pelo Conselho de Sentença e a consequência do crime foi normal ao tipo penal.

Segundo informações, a morte de Bruno Henrique foi encomendada por Ronilson dos Santos, em razão da disputa pelo comando do tráfico de entorpecentes naquela área. Mesmo dentro da Casa de Privação Provisória de Liberdade, Ronilson dos Santos ainda comandaria o tráfico de drogas na região. Após a execução do rival, os criminosos evadiram-se, levando consigo as armas do crime e utilizando uma motocicleta, que havia sido previamente deixada em um local escuro e estratégico.

Duas testemunhas, que ainda puderam presenciar a execução a pouca distância, estimaram em mais de dez disparos efetuados. No Relatório de recognição visuográfica e no Laudo perinecroscópico, foi consignado que o corpo da vítima apresentava quatro perfurações provocadas por projéteis de arma de fogo, sendo duas nas costas, uma no flanco esquerdo e uma no flanco direito.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br