MPCE conclui cronograma de inspeções em ILPIs e Centros-Dia de Fortaleza


24.05.19.Inspeção.ILPI.sO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 15ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, que atua na Tutela Coletiva da Pessoa Idosa, concluiu, na última segunda-feira (20/05), o cronograma de inspeções de 2019 das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e Centros-Dia de Fortaleza. Ao todo, foram inspecionadas 19 instituições de Longa Permanência para Idosos e sete Centros-Dia da capital.

Para a promotora de Justiça Edna Lopes Costa da Matta, o balanço positivo das adequações às normas legais é consequência do trabalho de fiscalização sistemática e anual implementado nas ILPIs de Fortaleza pelo MPCE desde 2015 e nos Centros-Dia pela primeira vez em 2019. O objetivo é fazer com que as instituições atendam todas as exigências legais para garantir a segurança e o bem-estar dos idosos atendidos.

As inspeções da Promotoria de Tutela Coletiva do Idoso foram acompanhadas por equipes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), Corpo de Bombeiros e Agência de Fiscalização Sanitária de Fortaleza (Agefis), além do suporte da equipe do Núcleo de Apoio Técnico do Ministério Público (Natec) e da assistente social que atua no Núcleo do Idoso e da Pessoa com Deficiência, atendendo ao que dispõe o art. 52 do Estatuto do Idoso.

As inspeções seguem as orientações do Manual de Atuação Funcional de Fiscalização de ILPIs, elaborado pelo Conselho Nacional do Ministério Público, a partir da sua resolução n° 154/2016, e demais itens definidos como fundamentais na resolução RDC 283 da Anvisa.

Veja aqui um balanço das ILPIs.

Veja aqui um balanço dos Centros-Dias.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br