Consultores do 16º Prêmio Innovare visitaram, entre os dias 27 de maio a 19 de junho, três dos quatro projetos do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) que estão competindo na edição deste ano. A visita faz parte da segunda fase do prêmio, na qual os consultores realizam entrevistas acerca do trabalho realizado. Nesta etapa, as iniciativas que estão concorrendo são: “Vidas Preservadas”, “População em Situação de Rua”, “Mediação Itinerante” e “Dialogando nas Empresas”.
O “População em Situação de Rua”, coordenado pelo CAOCidadania, foi o primeiro a ser analisado pela consultoria do Prêmio Innovare, no dia 27 de maio. O encontro aconteceu na Unidade de acolhimento localizada na Rua Tenente Marques, nº 131, bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza.
O projeto “Vidas Preservadas”, fruto de uma atuação conjunta do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij), do Meio Ambiente (Caomace), Criminal (Caocrim) e da Cidadania (CAOCidadania), também recebeu a visita referente à segunda fase do prêmio. A entrevista aconteceu no dia 5 de junho, na sede dos Centros de Apoio Operacional (Avenida Antônio Sales, 1740 – Dionísio Torres).
A iniciativa coordenada pelo Núcleo de Mediação Itinerante receberá a visita de um consultor na próxima segunda-feira (24/06). Ela acontecerá no ônibus adaptado da “Mediação Itinerante”, que está estacionado durante todo o mês de junho no bairro Parque Guadalajara, em Caucaia (Av. Dom Almeida Lustosa, nº 2322).
Visita ao Nuprom
Nesta quarta-feira (19/06), o consultor do Prêmio Innovare no Ceará, Fernando Sciascia Cruz, visitou o Núcleo Estadual de Gênero Pró-Mulher (Nuprom) para verificar o alcance do projeto “Dialogando nas empresas: Prevenção da Violência Doméstica contra a Mulher”, lançado pelo MPCE em março de 2018.
Durante o encontro, Fernando Sciascia conversou com a coordenadora do Nuprom, promotora de Justiça Lucy Antoneli, sobre a iniciativa do Núcleo, cujo objetivo é mostrar o prejuízo que a violência doméstica contra a mulher causa à sociedade, às empresas e à família, além de sensibilizar homens e mulheres a buscarem seus direitos em relação às causas da violência doméstica. O consultor conversou ainda com servidores do Nuprom, que apresentaram um histórico do projeto junto à coordenadora do Núcleo.
De acordo com a promotora de Justiça Lucy Antoneli, a visita foi positiva. “Ele elogiou bastante o projeto e destacou a importância de ser uma iniciativa de natureza social. Tive a impressão de que ele ficou muito animado”, frisa. Após a visita, o consultor elaborará um relatório com impressões sobre a iniciativa, o que deve auxiliar a avaliação da Comissão Julgadora do prêmio.
Conheça a seguir cada um dos projetos que concorrem ao 16º Prêmio Innovare:
Dialogando nas Empresas
O projeto “Dialogando nas Empresas: Prevenção da Violência Doméstica contra a Mulher” tem o objetivo de mostrar o prejuízo econômico e emocional causado à sociedade, às empresas e à família; além de sensibilizar homens e mulheres a buscarem seus direitos em relação às causas da violência doméstica. Até dezembro de 2018, foram visitadas 13 empresas cearenses e mais de 1.500 pessoas participaram de palestras com distribuição de material educativo.
Mediação Itinerante
O Núcleo de Mediação Itinerante realiza atendimento móvel em bairros de Fortaleza e Região Metropolitana, com a finalidade de servir como um instrumento alternativo de resolução de conflitos, além de promover o acesso à justiça. Em 2018, este núcleo realizou 143 ações, dentre mediações e atendimentos 11 bairros de Fortaleza; nas comunidades Nova Metrópole, em Caucaia; Conjunto Timbó, Pajuçara e Novo Maracanaú, em Maracanaú e Alto São José, em Pacatuba.
População em Situação de Rua
Tem como objetivo principal fomentar e acompanhar a realização de inspeções em unidades e equipamentos que executam serviços socioassistenciais para pessoas em situação de rua. Entre 2017 e 2018, o projeto realizou visitas aos principais municípios do Estado que têm abrigos ou Centros Pops: Fortaleza, Crato, Maracanaú, Caucaia, Sobral, Juazeiro do Norte, Pacajus e Pacatuba; sendo apontados problemas que vão da estrutura do prédio à qualidade dos alimentos fornecidos. O CAOCidadania produziu e distribuiu o manual “População em Situação de Rua: Guia de Atuação do MPCE”.
Vidas Preservadas
Este projeto visa conter o número de suicídios e promover a valorização da vida. Em 2019, foram realizados 6 cursos de capacitação, com 738 participantes, abordando temas como: tratar o suicídio na mídia, segurança pública em favor da vida, tanatologia, dentre outros. O Caopij já conseguiu a adesão de 56 dos 110 municípios cearenses com maiores índices de suicídio nos últimos dez anos e fortaleceu a campanha “Setembro Amarelo”.
Sobre o Prêmio
Em sua 16ª Edição, o Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam com a modernização, rapidez e eficiência da Justiça brasileira. Participam da Comissão Julgadora do Innovare: ministros do Supremo Tribunal Federal e Supremo Tribunal de Justiça, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e profissionais do Poder Judiciário.