PGJ participa da cerimônia de entrega do Prêmio Escola Nota Dez


ENTREGA DO PREMIO ESCOLA NOTA 10 DAS ESCOLAS ESTADUAIS NO CECO procurador-geral de Justiça, Plácido Barroso Rios, participou, nesta quinta-feira (06), da cerimônia de entrega do Prêmio Escola Nota Dez para as melhores escolas públicas do ano passado, em 182 municípios. A premiação é promovida pelo Governo do Ceará e contou com a presença do governador Camilo Santana, da vice-governadora Izolda Cela e da secretária da Educação, Eliana Estrela. O Centro de Eventos recebeu milhares de educadores de diversas cidades do Ceará para receber a premiação.

Das premiações entregues às escolas na 11ª edição do prêmio, 150 foram para os melhores resultados de alfabetização na idade certa ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Já com relação à avaliação dos estudantes nas disciplinas de Português e Matemática, critério adotado para premiar as escolas pelo desempenho de suas turmas do 5º e 9º anos, foram mais 150 e outros 37 prêmios, respectivamente. A avaliação alcançou 283.420 alunos das três séries de 5.142 escolas públicas.

Avaliação

Para conquistar a premiação, as escolas devem ter, no momento da prova, pelo menos 20 alunos matriculados na série avaliada, além de ter, no mínimo, 90% de participação de alunos. No 2º ano, a pontuação deve ficar entre 8,5 e 10, enquanto nos 5º e 9º anos os estudantes devem obter notas entre 7,5 e 10 em Português e Matemática.
As informações dos resultados são colhidas através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece), desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com os 184 municípios cearenses.

Reconhecimento

A premiação para cada escola é de R$ 2 mil por aluno avaliado. Aquelas que precisam melhorar seu desempenho no processo avaliatório também recebem um estímulo de mil reais por estudante. O pagamento é feito em duas parcelas, sendo a primeira equivalente a 75% do valor total que cada unidade tem direito, mediante aprovação pela Seduc do Plano de Aplicação de Recursos Financeiros. O restante será quitado após a escola comprovar a execução da ação de cooperação técnico pedagógica com as escolas que tenham obtido os menores resultados; apresentar manutenção ou elevação do bom desempenho alcançado e a melhoria dos resultados da escola apoiada.
Com informações e foto da Casa Civil/Governo do Ceará.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br