MPCE conclui curso para mediadores comunitários


O Programa Núcleos de Mediação Comunitária (Pronumec), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), realizou, na tarde desta sexta-feira (31/01), o encerramento da etapa teórica do curso para formação de mediadores do Núcleo de Mediação Comunitária do bairro Antônio Bezerra. A solenidade foi realizada no auditório da 1° Companhia do 18° Batalhão da Polícia Militar e contou com a participação dos promotores de Justiça Ana Cláudia Uchoa, coordenadora do Pronumec, e José Borges de Morais Júnior, coordenador do Programa na Região Norte. 

Ao todo, 35 pessoas concluíram a etapa inicial da capacitação, que tem, ao todo, carga horária de 120 horas/aula, sendo 60 horas para a etapa teórica e 60 horas destinadas ao aprendizado prático. Para o coordenador do Pronumec, José Borges de Morais Júnior, o número de formados revela o aumento do interesse pela mediação comunitária. “A maioria das pessoas que iniciou o curso, concluiu. Isso revela a dimensão da credibilidade do Programa e a importância que a comunidade dá à mediação comunitária”, salienta. 

O promotor de Justiça acrescenta que o conteúdo apresentado tem contribuído para consolidar a atuação dos mediadores nos diversos Núcleos. “Foi apresentado que o conflito faz parte da convivência humana e o que vai diferenciar é a forma como a gente lida com esse conflito. Além disso, também foram apresentadas técnicas de como fazer a mediação e os instrumentais que nós utilizamos”, destaca.  

Jucileide Cronemberger, assessora técnica do Pronumec, ressalta a importância da participação popular nas capacitações ofertadas pelo Programa. “Essa turma está mista com todos os segmentos da comunidade. Nós temos professores, lideranças comunitárias, pessoas da área de serviço social e a comunidade unida com o intuito de contribuir para a transformação social, reconhecendo, assim, o relevante papel do Ministério Público”, frisa.  

A psicopedagoga Cláudia Maria Lopes é uma das concludentes da primeira etapa da do curso. Para ela, a capacitação permitiu complementar o trabalho realizado com crianças. “Trabalho em uma unidade de acolhimento infantil e a mediação veio complementar minha visão de trabalho com a equipe, com o Judiciário e com as crianças. Termino esse curso com muita gratidão e pretendo aplicar melhor a mediação na minha vida profissional e pessoal”, revela.  

Com o encerramento da etapa teórica, a parte prática da capacitação inicia na próxima segunda-feira (03/02) com atendimento no Núcleo de Mediação Comunitária do bairro Antônio Bezerra. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br