MPCE cobra melhorias na emergência pediátrica do IJF


Com o objetivo de fiscalizar o atendimento promovido pela emergência pediátrica do Instituto Doutor José Frota (IJF), a 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, que atua na Defesa da Saúde Pública, realizou nesta terça-feira (18/02) uma audiência com representantes das Secretarias Estadual (Sesa) e Municipal da Saúde (SMS) e da gestão da unidade hospitalar.

Os gestores públicos apresentaram, durante a audiência, informações acerca de deficiências apontadas em relatório de visita técnica da Promotoria de Justiça. Segundo a analista ministerial do MPCE, Aline de Carvalho, observou-se uma realidade semelhante à anterior, mesmo com a inauguração do IJF 2. A promotora de Justiça Ana Claudia Uchôa destacou a necessidade de continuar acompanhando o tema mesmo após a inauguração do novo Hospital Infantil de Fortaleza, reforçando a importância deste equipamento para diminuir a demanda do IJF, além de adequação ao perfil de atendimento do nosocômio.

Os representantes do hospital informaram que a escala de enfermagem do IJF foi complementada com a convocação de aprovados em concurso público no fim do ano de 2019 e que a instituição prevê a realização de novo concurso em 2020.

Como encaminhamento, a 137ª Promotoria de Justiça determinou a instauração de procedimento administrativo para avaliar a possibilidade do Estado do Ceará disponibilizar outros Centros de Referência para atendimento em envenenamento por animais e intoxicação; requisitou ao Estado do Ceará que, em 30 dias, informe quais mudanças ocorrerão em 2020 com relação à implantação de serviço traumatológico pediátrico nas Regionais de Saúde.

Participaram da audiência, representando a Sesa: Antonio Corsino Júnior, Melânia Castro, Magda Moura e Maria de Fátima Holanda; além de Riane Azevedo (IJF), Romel Lima (SMS) e Lindemberg da Costa (Cremec).

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br