Gestores da ESMP e CEAF participam de reuniões em Brasília


Na última quinta-feira, 12 de março, membros do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), participaram de uma reunião com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, (Capes), em Brasília, com o objetivo de conhecer os trâmites para que a Revista Superior do Ministério Público ganhe reconhecimento “Qualis-Capes”, o sistema brasileiro de avaliação de periódicos. Participaram da reunião, os promotores de Justiça, Plácido Barroso Rios, diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP); Luciana Aquino, coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e Haley de Carvalho, coordenador do Núcleo de Inovação.

Segundo o diretor-geral da ESMP, a reunião foi importante para uma projeção dos textos publicados na revista, além da divulgação entre a comunidade científica. “O objetivo é que a revista tenha reconhecimento nacional e internacional, que as pessoas possam pesquisar artigos que foram publicados na nossa revista e que possamos externar a nossa doutrina do MPCE perante outras instituições e outras áreas, que não sejam apenas do Direito”, explica Plácido Rios.

Na mesma viagem em Brasília, os membros também participaram de outra reunião, dessa vez com a coordenação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O propósito dessa reunião foi fomentar uma parceria para que a Escola Superior do MPCE e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional-CEAF tenham acesso e disponibilizem cursos da Escola Nacional. “A Enap tem quase 150 cursos que podem ser franqueados aos membros e servidores, em formato de ensino à distância, além de cursos de mestrado e doutorado. Nós buscamos, através desta aproximação, firmar um convênio entre as duas instituições”, comentou Rios. A reunião com a Enap ocorreu na quarta-feira, dia 11.

A coordenadora do CEAF, Luciana Aquino, avaliou como muito positiva ambas as reuniões, acreditando em mudanças significativas para a instituição em face da importante parceria que será firmada com a Enap e também com um novo patamar que espera alcançar a Revista Acadêmica do MPCE após avaliação e aprovação na Capes.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br