O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de São Benedito, expediu nesta quarta-feira, 15, uma recomendação voltada aos prestadores de serviços essenciais da cidade, como farmácias, lotéricas, supermercados e outros serviços autorizados pelo município, para que todos os funcionários utilizem máscaras, inclusive caseiras, como orienta o Ministério da Saúde.
De acordo com a recomendação, os estabelecimentos devem adotar também outras medidas necessárias para garantir a proteção de funcionários e consumidores, como higienização e limpeza reforçada dos locais de trabalho, instalação de dispensadores nos locais para higienização e assegurar que funcionários, colaboradores e consumidores tenham onde higienizar as mãos com água e sabão no estabelecimento.
Além disso, a o documento também recomenda a realização de campanhas educativas, com cartazes e avisos sonoros, para estimular o uso de máscaras caseiras por todos os consumidores e a utilização de máscaras pelos entregadores desses empreendimentos. As ações devem ser adotadas de forma conjunta e têm o prazo de 24 horas para serem apresentadas.
O MPCE também solicita uma lista com todos os fornecedores de serviços essenciais autorizados a funcionar contendo e-mail e telefone, bem como contato por whatsapp, para que haja uma forma de comunicação mais rápida com as autoridades sanitárias do Estado e do Município, caso necessário. O município tem o prazo de três dias para apresentar as informações solicitadas.