Na tarde desta quarta-feira (16), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) lançou a 11a Edição da Revista Acadêmica da Escola Superior (ESMP) com um evento on-line. A nova publicação reúne 12 artigos, sendo quatro articulistas estrangeiros, e possui um conselho editorial próprio, renomado corpo de pareceristas, além de rígidas regras para submissão de artigos.
Em sua fala, o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, ressaltou o importante papel deste periódico para a reflexão e produção de conhecimento. “É um prazer contar com a participação de pensadores de diversas áreas do conhecimento, indo além do direito e de forma interdisciplinar. Para nós é motivo de muito orgulho que a Revista tenha mais um número com este padrão de qualidade, pois ela tem uma importância estratégica, fortalece uma rede em âmbito mundial, que nos une e ultrapassa fronteiras. Por isso, continuaremos investindo neste importante instrumento de difusão do conhecimento”, disse Pinheiro.
Já o diretor da ESMP, promotor de Justiça Plácido Rios, valorizou o pluralismo de opiniões nesta nova edição. “Enfrentamos uma série de desafios, especialmente por conta da pandemia, mas com o apoio do nosso Conselho Editorial, dos nossos pareceristas e de toda a equipe da Escola, conseguimos superar todas as adversidades e dar sequência a este trabalho. É importante destacar que buscamos sempre o pluralismo de opiniões, tendo também o cuidado de não limitar os artigos apenas de membros do Ministério Público, pelo contrário, queremos difundir cada vez mais nosso periódico na comunidade cientifica”, explica Rios.
O diretor da Escola destaca que o novo edital para a Edição do semestre 2020.2 já foi lançado, os interessados podem enviar artigos científicos até o dia 8 de outubro. Saiba mais aqui.
O evento de lançamento contou ainda com falas do parecerista convidado, promotor de Justiça do MPDFT, Antônio Suxberger, e do editor-chefe da Revista, promotor de Justiça Eneas Romero. Em seguida, Flávio Maretti, Júlia Gmeiner e Gleidson Sobreira apresentaram seus artigos publicados na nova edição.
Também participaram do momento, a vice-procuradora-geral de Justiça, Ângela Gondim; a coordenadora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), promotora de Justiça Luciana Aquino; e a diretora de Ensino da ESMP, Emmanuela Carvalho.