O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Vidas Preservadas e com o apoio do Hapvida, realizou, nessa quarta-feira (09/09), a instalação de blimps, balões infláveis comumente utilizados para propagandas, em cinco pontos de Fortaleza, para alertar sobre a importância da prevenção do suicídio. A ação faz parte da Campanha Setembro Amarelo 2020, promovida pelo Programa Vidas Preservadas, com o apoio de parceiros de várias áreas. Em cada balão estão estampados a frase “A melhor solução está sempre na vida. Procure ajuda!”, mote da campanha, e o contato do Centro de Valorização da Vida (CVV).
A iniciativa tem como intuito chamar atenção e causar impacto, além de transmitir a mensagem da Campanha Setembro Amarelo 2020. Para isso, os balões foram instalados em pontos estratégicos da Capital, com grande fluxo de pessoas e veículos. Os balões estão instalados na Avenida Washington Soares, próximo ao Centro de Eventos; na Avenida Beira Mar; na Praça do Ferreira; na Rua Gomes Brasil, próximo ao Terminal da Parangaba; e na Avenida Presidente Castelo Branco, próximo ao Cuca.
De acordo com o coordenador do Programa Vidas Preservadas, promotor de Justiça Hugo Porto, a ação articulada busca, por meio da comunicação imediata, despertar atenção para a Campanha Setembro Amarelo e para a valorização da vida. “Mais uma ação em parceria com a rede destinada a preservar vidas, fruto do Programa Vidas Preservadas, visando sensibilizar as pessoas para a importância da sua vida e da vida de todos. Estamos promovendo uma ação articulada interna, envolvendo a Procuradoria Geral de Justiça, os Centros de Apoio, Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor, Ouvidoria, Assessoria de Comunicação, Cerimonial, Recursos Humanos, dentre outros”, pontua.
O membro também destaca a colaboração de parceiros externos, em especial o Hapvida, por essa ação conjunta, como também os profissionais de psicologia, a Academia, a Saúde do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza, o Corpo de Bombeiros, a Polícia, a Rede Cuca, a Associação Cearense do Ministério Público, a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará, a Associação dos Municípios do Estado do Ceará, os clubes de futebol do Ceará, Fortaleza e Ferroviário, a Arena Castelão, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará, associações civis, entidades e voluntários. “Todos os parceiros com igual importância, dando inestimável contribuição para produzir uma Fortaleza, um Ceará e um mundo melhor e mais harmonioso”, finaliza.
Setembro Amarelo 2020
Promovida pelo Programa Vidas Preservadas do MPCE, com o apoio de parceiros, a Campanha Setembro Amarelo 2020 tem como mote a frase “A melhor solução está sempre na vida. Procure ajuda” e a programação inclui lives, capacitações e múltiplas ações, voltadas a públicos diversificados. O Programa Vidas Preservadas visa, a um só tempo, capacitar os mais variados agrupamentos, trazendo informações preciosas para atores sociais estratégicos, e garantir recursos públicos prioritários capazes de fazerem surgir e de fortalecerem políticas públicas intersetoriais e efetivas para a prevenção do suicídio.