Programa de Mediação Comunitária do MPCE reúne equipes para traçar diretrizes do trabalho no contexto da pandemia


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através do Programa Núcleos de Mediação Comunitária (Pronumec), realizou, na última terça-feira (06/04), reunião para traçar diretrizes sobre as mediações realizadas de forma virtual. A finalidade é que os encontros entre a população e os mediadores ocorram de forma eficiente, de modo a continuar beneficiando pessoas que buscam na mediação a solução para seus conflitos. 

A reunião foi conduzida  pela coordenadora do Pronumec, a promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa. Participaram do evento supervisores de apoio à gestão do Programa e a coordenação dos Núcleos de Mediação Comunitária. Na ocasião, foram discutidos pontos para alinhar as ações e estratégias para manter o atendimento e a realização dos encontros virtuais entre mediadores e solicitantes de Fortaleza e de outros municípios. Um dos principais aspectos diz respeito ao desenvolvimento do Programa durante o lockdown, especialmente para melhor auxiliar a população e minimizar os efeitos da pandemia. 

O Pronumec mantém Núcleos de Mediação Comunitária em Fortaleza, Forquilha, Sobral, Caucaia, Maracanaú e Pacatuba. O trabalho realizado nas unidades tem como intuito proporcionar o diálogo entre as partes, promover a paz social e incentivar a sociedade a buscar a solução de seus conflitos de maneira amigável e justa. Questões como problemas familiares, contendas entre vizinhos, investigação de paternidade, cobrança de dívidas e pensão alimentícia são alguns dos mais demandados nos Núcleos.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br