Abertas inscrições para a IV Semana da Avaliação em Escolas de Governo


Apresentar e discutir os principais resultados das Redes de Escolas de Governo do Brasil. Esse é um dos principais objetivos da IV Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), que acontecerá nos dias 1º e 2 de junho, das 9 às 12 horas, com o tema “Avaliando e construindo redes para um novo hoje e amanhã”, de forma virtual, pelo canal do Instituto Plácido Castelo (IPC) no YouTube.  

Nesta quarta edição, o evento será realizado pelo Ministério Público do Estado (MPCE), por meio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), junto com o Tribunal de Contas do Ceará (TCE). A iniciativa é voltada para gestores e profissionais de escolas de governo, oficiais do governo, formuladores de políticas públicas, acadêmicos, agentes públicos e demais interessados, que podem fazer a inscrição por meio do site. 

Na programação, estão confirmadas as participações do procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro, e do presidente do TCE Ceará, conselheiro Valdomiro Távora. A ESMP será representada pelo diretor-geral, promotor de Justiça Plácido Rios, e a Escola de Gestão do Tribunal, pelo diretor-presidente do IPC, conselheiro Alexandre Figueiredo. Confira a programação do evento. 

Em sua quarta edição, a Semana da Avaliação em Escolas de Governo (SAEG) promoverá quatro mesas-redondas que apresentarão resultados, experiências e insights sobre redes dedicadas ao desenvolvimento de pessoas no governo, sobre o papel dessas redes na superação dos novos desafios do mundo do trabalho e o uso da avaliação para a transformação dessas redes. O evento reunirá 15 especialistas convidados de diversas redes subnacionais, nacionais e internacionais, que atuarão como expositores e mediadores desse intercâmbio de alto nível em assuntos do campo da Avaliação e da Gestão de Pessoas. 

A IV SAEG visa discutir institucionalização da rede, cooperação técnica, troca de experiências, bem como melhoria e eficiência das organizações participantes decorrentes do trabalho da rede. Além disso, a proposta é incentivar a reflexão sobre a necessidade de mecanismos avaliativos para a construção, manutenção e transformação das redes de escolas de governo. 

Saiba mais sobre a SAEG 

A Semana da Avaliação em Escolas de Governo é um conjunto de eventos interligados que constroem um espaço de diálogos e trocas de saberes entre governo, academia, sociedade civil e entes privados sobre estratégias, metodologias, experiências e resultados de avaliação para o contexto do setor público. Desde 2018, a SAEG integra o maior evento sobre Avaliação do mundo e faz parte da agenda global da “gLOCAL Evaluation Week”, organizada pelo CLEAR (Banco Mundial). 

“Cooperação está no DNA da SAEG, sem a qual não seria possível realizar esse amplo evento que mobiliza, desde a primeira edição, dezenas de organizações dos três Poderes e três esferas de governo – que atuam na difusão direta de melhores práticas de gestão por meio da avaliação. Por isso, estamos felizes em conduzir as discussões da quarta edição em torno desta questão que nos é tão cara: cooperação e trabalho em rede”, destacou o coordenador-geral da IV SAEG e diretor-geral da ESMP, Plácido Rios. 

“Desde 2018, a SAEG vem pondo em pauta de nossas agendas prioritárias aplicações diversas da avaliação – da avaliação de desempenho individual de nossos servidores à avaliação de políticas públicas, da avaliação de necessidades de nossos projetos à avaliação institucional de nossas escolas, do accountability à geração de valor público. É chegado o momento, muito oportuno diga-se de passagem, de avaliarmos nossas redes e refletirmos sobre o potencial que elas nos oferecem e que a avaliação comunica em termos de resultado. O mundo vivencia um intenso período de cooperação e precisamos estar comprometidos a transformar nossas redes para responder a um novo hoje e amanhã que se impõem ao Estado e à sociedade”, reforçou a coordenadora-geral adjunta da IV SAEG, Hilária Barreto. 

Idealizador e um dos coordenadores da SAEG Brayam Rodrigues concluiu: “Colaborar em rede forja um ambiente de aprendizado coletivo que amplia nossa capacidade inovativa para além daquela que teríamos se apenas nos limitássemos às nossas fronteiras organizacionais. Tendo em vista a pouca sistematização de conhecimentos em redes de desenvolvimento e a dificuldade de criar, manter e gerir tais arranjos, consideramos que a SAEG deste ano representa uma excelente oportunidade para que as redes atuais e futuras possam adotar práticas que expandam ainda mais sua efetividade e aproveitem melhor os benefícios dessa estratégia de cooperação interorganizacional”. 

*Com informações do TCE

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br