Programa Vidas Preservadas realiza evento para discutir a relação entre redes sociais, prevenção e suicídio entre jovens


A conscientização sobre a prevenção ao suicídio perpassa por várias áreas do conhecimento, especialmente nesse momento em que as redes sociais têm assumido papel importante nas relações interpessoais. Para reunir diversos atores sociais no mês que marca as discussões sobre o tema, o Programa Vidas Preservadas, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), promoverá, no dia 17 de setembro, às 13 horas, o evento “Real e Virtual: redes sociais e prevenção do suicídio na infância e na juventude”.  O encontro será transmitido ao público em geral pelo canal do MPCE no Youtube e terá a participação de membros do MP, pesquisadores, profissionais de saúde e executores de atividades preventivas no âmbito local. 

O coordenador do Programa Vidas Preservadas, promotor de Justiça Hugo Porto, fará a abertura oficial do evento, especificando como o projeto que nasceu no MP está fortalecendo ações preventivas em Fortaleza e em diversos municípios cearenses. Estão entre os pontos a serem abordados as atividades como como a efetivação dos Planos Municipais de Intervenção, Prevenção e Posvenção ao Suicídio e o projeto de instalação de proteções mecânicas em pontes e viadutos de Fortaleza. 

O encontro contará com a realização de duas palestras. Uma será proferida pela psicanalista Fabiana Vasconcelos, que é responsável pelo desenvolvimento das metodologias de Educação e Prevenção do Instituto DimiCuida desde 2015. Fundado em 2014, o Instituto atua no sentido de preservar e valorizar a vida de jovens, especialmente em temas relacionados às chamadas brincadeiras perigosas e a desafios de Internet que colocam a vida em risco. 

Haverá também palestra com a professora e fundadora do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Alessandra Xavier, que coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções sobre a Saúde da Criança e da Adolescência (Nusca) e é autora de livros e artigos sobre desenvolvimento humano, psicanálise, psicoterapia e suicídio. Ela aprofundará as relações entre redes sociais e a incidência de suicídios entre crianças, adolescentes e jovens. 

O encontro também contará com a participação dos médicos Davi Queiroz, coordenador de Saúde Mental do Estado, e Arildo Sousa de Lima, coordenador da Célula de Saúde Mental de Fortaleza. Entre os temas a serem discutidos pelos profissionais de saúde estão a Central de Acionamento do Estado para Questão de Saúde Mental e Prevenção do Suicídio do Estado do Ceará e o Mapa da Saúde, bem como a atual situação do fluxo de prevenção ao suicídio em Fortaleza. Também fará contribuição no evento a representante da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE), Suellen Pinheiro, que falará sobre a adesão do Programa Vidas Preservadas nos municípios cearenses. 

Setembro Amarelo 2021 

A campanha do Setembro Amarelo de 2021 do Ministério Público do Estado do Ceará é coordenada pelo programa Vidas Preservadas, do Ministério Público do Estado do Ceará. Este ano, o tema trabalhado será “Real e virtual: redes sociais e prevenção do suicídio na infância e na juventude”, com ações e eventos promovidos pelo MPCE e parceiros. O Programa, criado em 2018, visa, a um só tempo, capacitar os mais variados agrupamentos, trazendo informações preciosas para atores sociais estratégicos, e garantir recursos públicos prioritários capazes de fazerem surgir e de fortalecer políticas públicas intersetoriais e efetivas para a prevenção do suicídio 

Serviço: 
Real e virtual: redes sociais e prevenção do suicídio na infância e na juventude 
Data: 17 de setembro de 2021 
Horário: 13h
Transmissão: Canal do MPCE no YouTube (youtube.com/MinisterioPublicoCE)

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br