MPCE lança ferramenta com dados estratégicos de todo o Estado


O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Laboratório de Inovação (Lino), apresenta ao público, interno e externo, o Mapa Social. A ferramenta de Business Intelligence (B.I.) tem como objetivo reunir dados estatísticos divulgados em diferentes instituições e órgãos públicos que se relacionam às temáticas de atuação do Ministério Público. O acesso é gratuito e pode ser feito pela intranet, na página do Planejamento Estratégico, e no site do MPCE, na página dos Centros de Apoio.  
 
O projeto teve início com a Secretaria de Tecnologia da Informação (SETIN) e os Centros de Apoio atuam desde o começo como órgãos de promoção. A conclusão contou com a participação da consultora Áurea e dos Centros de Apoio e, ao surgir, o Lino tornou-se acelerador do processo. A ferramenta foi inspirada em mapas lançados por outros Ministérios Públicos e permite que tanto membros do MPCE quanto a população tenham acesso a variados dados de repositórios como do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades (IDECI) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o coordenador do Lino, promotor de Justiça Hugo Porto, o Laboratório ainda prospecta mais bases de dados para aumentar ainda mais o ecossistema de informações e de tomada de decisões.  
 
Para o promotor, o projeto também auxilia na tomada de decisões e priorizações das atividades dos gestores da instituição. “A proposta é a criação de um grande hub de convergência de dados e de construção de painéis que permitam que as conexões e as interações com esses dados criem informações gerenciais aos colegas, a fim de que eles possam melhor decidir sobre a priorização de atividades nas suas promotorias. Se eu tiver, por exemplo, um perfil criminal em uma cidade que exija uma ação tanto na parte de repressão ao tipo de delito como também políticas públicas paralelas ao processo de responsabilização e de inclusão, de fomento a recursos na sociedade, o mp tem essas informações por meio desses painéis”, explica. 
 
Segundo a promotora de Justiça Jacqueline Faustino, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMACE), o Mapa Social permite uma visão mais ampla. “Consultando o mapa social, temos a possibilidade de ter uma visão mais geral do que o ente público está fazendo acerca daquela área, como está atuando, a perspectiva da educação, da saúde, da urbanização. Enfim, é uma ferramenta extremamente importante, porque ela nos fornece dados estatísticos acerca de uma realidade que está posta à nossa visão, mas que também precisamos de fontes mais confiáveis, de números mais concretos para que a gente possa atuar e cobrar o que precisa ser cobrado.” 

 
Além dessa visão mais geral, também é possível traçar um comparativo e obter informações relacionadas a temas como urbanização (energia, água, lixo e esgoto); segurança (apreensões, população prisional, efetivo policial, vítimas de crimes e de acidentes de trânsito); saúde (mortalidade infantil, vacinação de crianças abaixo de um ano) e educação (matrículas, desempenho de alunos do ensino fundamental e médio, quantidade de escolas e docentes). Se preferir, ainda existem ferramentas para elaboração de tabelas e gráficos. 
 
Acesse o Mapa Social através do link: www.mpce.mp.br/institucional/centros-de-apoio-operacionais/ 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br