Os representantes do Conselho Estadual Gestor do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado do Ceará (CEG/FDID) realizaram, na manhã desta quarta-feira (23), a visita técnica final de verificação e prestação de contas in loco de projetos aprovados e apoiados pelo fundo com execução em 2020. A Associação Peter Pan foi uma das Organizações da Sociedade Civil (OSC) selecionadas no edital 01/2019 com projetos para aquisição dos seguintes equipamentos: “Arco Cirúrgico móvel radiográfico”, “Aquisição Equipamentos Centro Cirúrgico (autoclave e termodesinfectora)” e “Aquisição Equipamento Hospital Peter Pan (Raio-X portátil, carro de anestesia e mesa cirúrgica)”.
Participaram da visita a promotora de Justiça e assessora do procurador geral de Justiça junto ao FDID, Liduina Martins; o promotor de Justiça, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMACE), Ronald Rocha; o auditor fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda, Michel Gradvohl; o representante da Secretaria Estadual da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Governo do Estado, Humberto Bezerra, bem como servidoras da Secretaria Executiva do FDID. Eles foram recepcionados pela gerente-executiva da Associação Peter Pan, Socorro Shibuya, e pela arquiteta Roberta Linhares, que se encarregaram de apresentar o andamento da obra de expansão do Centro Pediátrico do Câncer (CPC), resultante de um convênio com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.
A inegável utilidade social dos projetos foi considerada de fundamental importância pelos conselheiros relatores, embora eles demonstrassem preocupação com as condições de acondicionamento e a garantia dos equipamentos, os quais ainda estavam embalados, aguardando a finalização da obra para serem instalados. De acordo com as representes da Associação Peter Pan, dos materiais adquiridos somente o carro de Raio-X portátil já estava em uso. “Após a instalação dos equipamentos haverá uma nova visita para, enfim, verificarmos a conclusão dos projetos”, pontuou Liduina Martins.
Conforme o projeto de expansão do Centro Pediátrico do Câncer, o prédio de quatro pavimentos contará com consultórios e 30 mais leitos de enfermaria no primeiro andar; centro cirúrgico no segundo andar e, no térreo, haverá um parque infantil, além da recepção. Hoje, já existem 110 leitos em atividade e 11 consultórios. “Nós temos a missão de elevar o índice de cura e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes portadores de câncer e de suas famílias. Mas necessitamos de doações, recursos de emendas parlamentares e de parcerias como estas para nos manter”, disse Socorro Shibuya.
Marisa Girão, que é mãe de uma paciente infantil de apenas seis anos afirmou que nutre o sentimento de gratidão aos profissionais da Associação Peter Pan pelo tratamento que sua filha vem fazendo há dois anos. “A cada três meses, minha filha precisa do centro cirúrgico para fazer um exame específico. A reforma requer recursos de doações para manter o bem-estar das crianças”, disse.
FDID
Vinculado ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), o FDID tem como objetivo fornecer suporte financeiro à execução de projetos que asseguram condições de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população. A ideia é ressarcir a coletividade por danos causados ao consumidor, ao meio ambiente, aos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, cultural, turístico e paisagístico, além de promover eventos educativos, científicos e o fortalecimento do sistema de controle social das políticas públicas de proteção e defesa dos direitos e interesses difusos. O FDID está regulamentado na Lei Complementar nº 46/2004.
Associação Peter Pan
A Associação Peter Pan foi criada em 1996 e vem transformando o cenário do câncer infantojuvenil em todo o estado Ceará e outros estados das regiões Norte e Nordeste nos últimos 25 anos. Com a colaboração de empresas, doadores, voluntários e poder público a entidade inaugurou o Hospital Dia Peter Pan quatro anos após sua fundação, no ano 2000, germinando a semente que hoje é referência no tratamento do câncer infantojuvenil, o Centro Pediátrico do Câncer (CPC).
Em parceria com o Hospital Infantil Albert Sabin, o local tem atendido milhares de pacientes e familiares todos os anos. Atualmente, cerca de 1.100 crianças e adolescentes por mês recebem assistência no tratamento contra o câncer na APP, a partir de 16 Programas Sociais. O hospital conta com uma área de 4.995 m² e, no ano de 2020, houve 53.634 assistências. Concorrendo com 670 instituições de todo o Brasil, que atuam nos setores de saúde, educação, meio ambiente, esporte, criança e adolescente e desenvolvimento local, a Associação Peter Pan está entre as 100 Melhores ONGs do país no ano de 2020. Em 2019 a instituição foi eleita a Melhor do país, destacando-se em quesitos como governança, transparência, comunicação e financiamento.