MPCE empossa novos servidores para atuação na capital e no interior do Estado


Tomaram posse, em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (01/03), 11 novos servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Os novos servidores – um analista ministerial de Direito e dez técnicos ministeriais – foram nomeados através do Ato nº 64/2023, publicado no Diário Oficial do MPCE em 23 de fevereiro de 2023, e já devem começar a atuar na instituição em 8 de março deste ano. O momento solene, realizado no Plenário dos Órgãos Colegiados da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, além de membros, servidores e colaboradores do MPCE e familiares e amigos dos empossados.

Além do PGJ, compuseram a mesa da solenidade: o secretário-geral da PGJ, promotor de Justiça Hugo Mendonça; o secretário-geral auxiliar da PGJ, promotor de Justiça Haley Filho; a assessora jurídica da PGJ, promotora de Justiça Daniele Carneiro; a secretária de Recursos Humanos do MPCE, Ana Sudário; e o coordenador-geral da Associação dos Servidores do MP Cearense, Antônio Colares.

Após a execução do hino nacional, a secretária de Recursos Humanos do MP, Ana Sudário, fez a leitura dos termos de posse e exercício do analista ministerial em Direito, Alison Vaz Ferreira, e do técnico ministerial Luan Freire Gonzaga Ferreira. Na sequência, os 11 empossados assinaram, juntamente com o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, os termos de posse e exercício.

Em sua fala, o procurador-geral de Justiça Manuel Pinheiro destacou que a posse dos novos servidores também é uma conquista dos familiares e amigos, que foram privados do convívio dos empossados para que estes se dedicassem aos estudos. “Vocês farão parte de uma instituição apaixonante. Promover a Justiça é algo apaixonante. O Ministério Público no Brasil é diferente de outros países, pois além de ser promotor e garantidor do ordenamento jurídico, ele também é promotor dos direitos fundamentais a todos os cidadãos, incluindo os mais vulneráveis”, frisou o PGJ, pontuando que os novos servidores devem ouvir com atenção cada um dos problemas trazidos pela população e procurar se envolver com as soluções.

O secretário-geral da PGJ, promotor de Justiça Hugo Mendonça, ressaltou a imensa alegria da instituição em nomear novos técnicos e analistas ministeriais. “A atual gestão tem feito um grande esforço para aumentar o número de convocações de servidores aprovados em concurso público”, reforçou.

O técnico ministerial nomeado para a Comarca de Beberibe, Kaípe Café de Almeida, Lima, falou em nome dos servidores empossados na manhã de hoje. Ele destacou a alegria de compartilhar o momento com familiares e amigos. “Embora o meio que nos fez chegar até aqui tenha sido bastante solitário, nossos familiares e amigos são as pessoas que nos apoiaram nessa jornada e muito contribuíram com essa conquista”, citou. Kaípe Café, que já atuou como assessor jurídico do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MPCE, reafirmou ainda que coragem, motivação e bons propósitos não irão faltar a cada um dos novos servidores. “Estamos ansiosos para desempenhar um trabalho de excelência”, complementou.

Coordenador-geral da Associação dos Servidores do MPCE, Antônio Colares parabenizou os novos servidores pela aprovação, destacando que os empossados ingressam “em um momento de muita fraternidade, colaboração mútua e de grande transformação no MPCE”. O coordenador-geral da ASSEMPECE pontuou ainda que os novos servidores contribuem para oxigenar o MPCE. “Nunca poupem esforços para tratar todos com respeito. Tomem a instituição como um mecanismo para fazer o bem”, disse.

Confira quem são os servidores que tomaram posse nesta quarta-feira (01):

• Alison Vaz Ferreira – analista ministerial da área de atuação Direito nomeado para a Centro de Apoio Operacional Criminal (Alison já atuava como técnico ministerial na Comarca de Capistrano)
• Luan Freira Gonzaga Ferreira – técnico ministerial nomeado para a Comarca de Ipaumirim
• Sara Dias Pinheiro – técnica ministerial nomeada para a Comarca de Sobral
• Isabelle Saraiva Lima – técnica ministerial nomeada para a Comarca de Chorozinho
• Kelma de Castro Feitosa – técnica ministerial nomeada para a Comarca de Tauá
• Kaípe Café de Almeida Lima – técnico ministerial nomeada para a Comarca de Beberibe
• Ana Érica de Oliveira Silva Osterno – técnica ministerial nomeada para a Comarca de Bela Cruz
• Rafhaela Pessoa Vasconcelos – técnica ministerial nomeada para a Comarca de Uruoca
• Géssika de Fátima Ribeiro Feitosa – técnica ministerial nomeada para a Comarca de Boa Viagem
• Luana Miranda Nogueira Saraiva – técnica ministerial nomeada para a Comarca de Quixadá
• Edson Luciano Pereira Figueiredo Filho – técnico ministerial nomeado para a Comarca de Russas
Acesse a galeria de fotos da cerimônia.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br