MPCE participa da 2ª edição da Caravana à Rede de Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), representado pelos promotores de Justiça Antônia Lima, Élder Ximenes e José Borges, participou, nessa segunda-feira (07/08), da segunda edição da Caravana à Rede de Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim. A organização do evento busca, a partir do projeto, um diálogo com o poder público para assim firmar compromissos a curto e médio prazo no combate à fome, além de dar seguimento à certificação das cozinhas a nível municipal e estadual. 

Os membros do Ministério Público destacaram o aprendizado obtido com a experiência das comunidades que se auto-organizam. Nesse sentido, os promotores pretendem, junto ao Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), estudar os encaminhamentos possíveis para algumas das demandas conferidas durante a caravana. A presença do MPCE na 2ª edição do encontro, bem como de representantes do Ministério Público do Trabalho/CE, foi articulada pela promotora de Justiça Antônia Lima.  

A Rede de Cozinhas Comunitárias do Grande Bom Jardim (RCCGBJ) surgiu a partir de um estudo sobre a fome na região, no qual foram registradas mais de 14 mil pessoas em situação de insegurança alimentar. O coletivo conta com 24 iniciativas populares ligadas a associações de moradores, organizações da sociedade civil e instituições religiosas (católicas, evangélicas e afro-brasileiras). A Rede também participou do processo de elaboração da lei estadual 18.312/15, sancionada em fevereiro de 2023, criando assim o Programa Ceará Sem Fome, primeiro marco brasileiro de enfrentamento à fome.  

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br