MPCE abre Exposição Fotográfica “Do Holocausto à Libertação” com visita de estudantes nesta segunda (4) 


O Ministério Público do Estado do Ceará abriu, nesta segunda-feira (04/09), a Exposição Fotográfica “Do Holocausto à Libertação” com a visita de alunos da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Visconde do Rio Branco Visconde do Rio Branco. A mostra, realizada em parceria com a Sociedade Israelita do Ceará, reúne cerca de 130 fotos e documentos do período da 2ª Guerra Mundial e ficará em cartaz até o dia 30 de outubro de 2023, no Espaço Cultural do MPCE, no Cambeba, em Fortaleza. 

A chefe do Departamento de Memória Institucional do Ministério Público, Aline Lima, recebeu os estudantes e explicou que o material exposto segue uma ordem cronológica. “A exposição está dividida a partir de aspectos da ascensão do regime nazista ao poder até o momento da libertação do povo judeu do julgo nazista. E o foco principal é entender como o estado nazista irá conseguir a aprovação de leis para perseguir um povo específico, os judeus, mas também a perseguição de minorias como um todo”, acrescentou. “Nós temos esse compromisso com a sociedade de manter essa história visível para as próximas gerações”, completou a coordenadora da exposição, da Sociedade Israelita do Ceará, Deborah Tavares. 

Anna Clara de Queiroz, aluna do 1º ano, disse que gostou da experiência: “Achei muito interessante. Já tinha conhecimento sobre o nazismo e o holocausto, mas pude ter contato maior com documento e fotos”. Já Anna Lívia Freire, do 3º ano, fez uma reflexão sobre o fato histórico: “Por mais monstruosa que sejam as ideias dele, ele não fez tudo aquilo sozinho. Para mim, é importante fazer o que está no nosso alcance para que isso não se repita. Seja no nosso dia a dia, ou seja, com voto.” 

Depois de observarem os registros históricos da exposição, os alunos seguiram para o auditório da Procuradoria Geral de Justiça, onde puderam refletir e ouvir mais sobre o tema em palestras ministradas pelos promotores de Justiça Hugo Mendonça e Élder Ximenes. 

 
Para além do conteúdo histórico, foram discutidas as influências do regime na atualidade. “Essa exposição está sendo acolhida pelo MP porque nós precisamos relembrar o que aconteceu e relacionar com o que está acontecendo hoje. O que ocorreu na história deve servir de ensinamento para o presente, para que não se repita”, disse o promotor de Justiça Hugo Mendonça. Ele destacou, ainda, a importância da Lei 7.716/1989, que criminaliza a apologia ao nazismo, e também a discriminação de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. 
 
Já o promotor de Justiça Élder Ximenes falou sobre o reflexo do regime nazista em relação à violência contra minorias. “O que permanece é a intolerância, os crimes de ódios. Temos exemplos de invasões e ataques a escolas, inclusive aqui no Ceará, em outubro do ano passado e em abril deste ano”. E completou: ”A intolerância permanece atual. Se não trouxermos a juventude para uma luta humanista, inclusiva e amorosa, nós iremos perdê-la e a história vai se repetir novamente”, finalizou. 

Serviço:  

Exposição Fotográfica “Do Holocausto à Libertação”  
  

Período: 4 de setembro a 30 de outubro de 2023  

Horário: Segunda a sexta-feira, de 9h às 16h   

Local: Espaço Cultural do MPCE (Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima, 130 Bairro Cambeba, Fortaleza)  

Entrada: Gratuita  

Recomendação Etária: 14 anos  

Aberto ao público  

Para agendar visitas em grupos, preencha o formulário disponível no link: https://shorturl.at/EINU2 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br