O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) inaugurou, nesta segunda-feira (20/11), as novas instalações do Núcleo de Mediação Comunitária do Bom Jardim no Jardim Shopping, na Avenida Oscar Araripe, nº 1030, em Fortaleza. A nova sede do Núcleo, que existe há 12 anos, já está em funcionamento e permite que os moradores do bairro contem com um espaço de três salas dedicadas à resolução de conflitos e promoção da cultura de paz.
Citando o promotor de Justiça aposentado Francisco Edson de Sousa Landim, que se dedicou por 15 anos à mediação comunitária, o secretário-executivo da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), promotor de Justiça Hugo Mendonça, homenageou os mediadores comunitários afirmando que “eles são os grandes heróis, eles precisam ser honrados, porque se dedicam com afinco, por amor a essa causa, por amor a essa finalidade da aplicação do direito, que é levar paz para a comunidade”. Hugo Mendonça também afirmou que é uma alegria participar do momento representando o MPCE. “Quando comecei meu curso de Direito, uma das coisas que me chamou mais atenção é que uma das finalidades do operador de direito é trabalhar pela pacificação social. Desde que eu comecei minha vida funcional, poucas coisas eu vi garantir paz nas comunidades com tanta efetividade como o trabalho dos Núcleos de Mediação”, disse.
A coordenadora do Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária (Pronumec), promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa, agradeceu a contribuição de todos os presentes para que a entrega da sede fosse possível e falou da importância do trabalho desenvolvido pelo Núcleo. “Agora acredito que estamos dentro de um espaço bom, confortável, acolhedor para a população e muito bem localizado. Estamos de braços abertos para atender. Essa sede é um sonho concretizado, é um grande sonho realizado, e nós sabemos como a população precisa, como todos nós precisamos desse trabalho da mediação”.
A secretária de Direitos Humanos do Estado do Ceará, Socorro França, esteve presente na reinauguração representando o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas. A secretária também destacou a importância do papel do mediador comunitário e ressaltou que a função é o futuro da paz social. “Um dos maiores protagonistas pela paz se chama mediador comunitário. É esse mediador que, efetivamente vai ser muito mais visível, pois são provedores da paz social. O futuro é esse, é uma justiça distributiva, uma justiça sem formalismo, uma justiça que pode promover a paz e são vocês, que efetivamente se capacitaram, mas não é só “se capacitar pelas letras”, é se capacitar “para ser humano”, porque quando a gente se torna humano, a gente sabe entender a dor do outro”, destacou.
Representando o prefeito de Fortaleza, José Sarto, a secretária-chefe da Controladoria e da Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza, Christina Machado, ressaltou o fato de que o Núcleo de Mediação Comunitária do Bom Jardim está localizado ao lado da Secretaria Executiva Regional 5 e a importância de os órgãos trabalharem em conjunto para o benefício da sociedade. “À medida que nós temos a integração das instituições elas podem promover uma agilidade em relação a resposta que podem trazer para a população, que, muitas vezes, tem algum incômodo, ou tem algum tipo de problema, em função da falta de comunicação entre os órgãos”.
O inspetor da Guarda Municipal, José Lisboa, é mediador comunitário e faz parte da equipe do Núcleo de Mediação do Bom Jardim há 12 anos. “Eu vi na mediação um meio de fazer a segurança, não ostensiva, mas a pacífica, pacificando a nossa comunidade. Sou morador do bairro Bom Jardim e nós conhecemos o bairro. É vulnerável à violência, mas é vulnerável também à pacificação. Sabendo conversar, sabendo colocar os procedimentos da mediação, nós temos conseguido muito sucesso aqui”, contou.
NÚCLEO DE MEDIAÇÃO DO BOM JARDIM
O Núcleo de Mediação Comunitária do Bom Jardim atende, além do bairro Bom Jardim, os bairros Granja Portugal, Granja Lisboa, Canindezinho e Siqueira. De acordo com a supervisora do Núcleo, Germana Pereira, o setor conta, atualmente com 20 mediadores e faz de 40 a 80 atendimentos por mês, sendo que metade deles se tornam procedimentos de mediação e a taxa de resolutividade é elevada. “Aqui no Bom Jardim, pela nossa estatística, o grau de resolução de conflito é de 92%”, afirmou a supervisora.
Os Núcleos de Mediação Comunitária são equipamentos sociais implantados pelo Ministério Público do Estado do Ceará numa comunidade, visando promover o empoderamento e autonomia das pessoas por meio do diálogo, na perspectiva da pacificação social, fortalecendo as bases comunitárias, a prevenção e solução de conflitos por meio da mediação. A mediação comunitária promove um maior comprometimento, responsabilização e participação da comunidade na solução de seus conflitos, abrindo novos caminhos para uma positiva transformação sociocultural.
Serviço:
Endereço: Av. Oscar Araripe, 1030, Bom Jardim, Fortaleza, CE
Contato: (85) 3245-8583 ou (85) 98902-6841
E-mail: nmcbomjardim@gmail.com
Horário de atendimento: 08h às 12h e 13h às 17h