MPCE discute inclusão e cidadania com gestores do Programa Embaixada Bilíngue de Fortaleza 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), reuniu-se nesta sexta-feira (16/02), na sede da Embaixada Bilíngue da Prefeitura de Fortaleza, com representantes da gestão municipal para discutir questões relacionadas à acessibilidade, inclusão e cidadania. 

Pelo MPCE, estiveram presentes o promotor de Justiça Hugo Frota Magalhães Porto Neto, coordenador auxiliar do Caocidadania, e a servidora Rosângela de Oliveira Freitas, que foram recebidos pelo presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Sabóia. Também participaram do encontro o coordenador do Programa Fortaleza Bilíngue, Hugo Holanda, e a coordenadora pedagógica do programa, Kélvia Mariano. 

Na ocasião, a equipe do MPCE foi apresentada aos integrantes da Embaixada Bilíngue. O promotor Hugo Porto destacou a atuação do MPCE na promoção e incentivo de iniciativas inclusivas e apresentou sugestões para garantir o amplo e irrestrito acesso ao programa. A servidora do MP ressaltou ainda a importância da acessibilidade linguística. Os gestores do programa, por sua vez, explicaram como funciona a abordagem no atendimento, a recepção aos estudantes e a atenção voltada para pessoas com deficiência ou com alguma necessidade específica. 

Como sugestão, os representantes do MPCE indicaram aos gestores municipais conhecerem programas adotados de forma positiva por instituições no Ceará, com a Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), dentre outras. Uma outra reunião acontecerá em março para aprofundar as demandas.  

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br