MP do Ceará discute com Polícia Civil ações integradas para combater homicídios cometidos por organizações criminosas na capital


O Ministério Público do Estado do Ceará participou, nessa quarta-feira (19/02), de reunião com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, para fortalecer a cooperação institucional no combate aos crimes de homicídio praticados por organizações criminosas. O encontro ocorreu na sede do DHPP e contou com a presença dos promotores de Justiça Alice Iracema, Márcia Lopes e Ythalo Loureiro, integrantes do MP encarregados pela fase pré-processual do Tribunal do Júri. 

A iniciativa visa aperfeiçoar os protocolos de atuação institucional no combate aos crimes de homicídio praticados por organizações criminosas, que deverão ser processados na 6ª Vara do Júri de Fortaleza. Além da colaboração entre o MP e o DHPP, foi discutido como aprimorar a produção de provas, durante a fase investigativa, e efetivar medidas para acelerar os inquéritos policiais inseridos no Programa Tempo de Justiça. 

“Como resultado, espera-se diminuir o tempo de tramitação dos inquéritos policiais e assegurar o rápido processamento dos crimes de homicídio, com respeito aos direitos de vítimas, testemunhas e investigados.”, reforçou o promotor de Justiça Ythalo Loureiro. 

O encontro foi conduzido pelo diretor do DHPP, Ricardo Gonçalves, e contou com a participação de delegados das 12 Delegacias de Homicídio e Proteção à Pessoa. O delegado Osmar Berto esteve presente na ocasião, representando o Departamento de Polícia da Capital (DPC), que agrega vinte e cinco delegacias. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br