Edição 2025 do Programa Vidas Preservadas aborda a importância do trabalho para a inclusão social e a saúde mental 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) irá lançar, no dia 11 de abril, mais uma edição do Programa Vidas Preservadas, com o tema “Conectando vidas: saúde mental, inclusão social e trabalho”. A edição 2025 do programa acontecerá das 8h às 13h no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza. O objetivo do evento é destacar a importância da inclusão social por meio do trabalho para manutenção da saúde mental e de conexões saudáveis, e como a crise econômica pode afetar a sanidade e o bem-estar das pessoas. Com esse foco na inclusão social por meio do trabalho, este evento ainda visa destacar o papel do trabalho como um dos pilares essenciais para o desenvolvimento pessoal, a integração social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.   

O evento será aberto para membros, servidores, estagiários, colaboradores do MPCE, parceiros do Vidas Preservadas e população em geral. Além da participação presencial, o encontro será transmitido, em tempo real, pelo canal do MP do Ceará no YouTube. Os interessados deverão inscrever-se através da plataforma de cursos da ESMP/Ceaf, pelo link https://cursos.mpce.mp.br/. Certificados serão concedidos apenas aos participantes da modalidade presencial. 

As atividades terão início às 8h, com café da manhã e apresentação artística. Os painéis começarão às 9h30. No primeiro, a psicóloga e professora Alessandra Xavier discutirá o tema “Os impactos da crise financeira na saúde mental”. A mesa será mediada pelo promotor de Justiça e coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), Hugo Mendonça. Será abordado como a crise econômica interfere no adoecimento mental da sociedade e a importância das políticas públicas de inserção e geração de renda como um caminho necessário para a promoção do bem-estar coletivo e da saúde mental.  

No segundo momento, às 10h20, haverá o painel 2 com a temática “Geração de renda com sentido: como o trabalho contribui para o fortalecimento da saúde mental?”. Na sequência, a diretora executiva da organização “Somos Um”, Andreia Lopes Cardoso, fará uma apresentação sobre a organização, que é articuladora de negócios de impacto. Depois, os representantes do programa Vidas Preservas no município de Nova Russas, Gabrielly Diogo Dias e Cleanto Wilker Freire, falarão sobre as experiências de geração de renda e inclusão social no município. E, por fim, representantes do Movimento Saúde Mental levarão o tema “Empreendendo com sentido em uma Organização da Sociedade Civil”. Esse painel será mediado pela promotora de Justiça e coordenadora do Programa Vidas Preservadas e do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), Ana Karine Leopércio, bem como pela procuradora de Justiça e coordenadora auxiliar do Caosaúde, Isabel Maria Salustiano Arruda Pôrto.  

O lançamento é uma realização do Caosaúde, do Programa Vidas Preservadas e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). 

O seminário também realizará o reconhecimento dos municípios que aderiram ao programa nos anos de 2024 e 2025 por meio da entrega de certificações. O programa “Vidas Preservadas” tem como objetivo promover uma abordagem intersetorial da temática, de modo a fomentar o debate, a sensibilização e o fortalecimento de políticas públicas para a promoção da saúde da população cearense. 

Confira a programação aqui. 

Serviço:
Lançamento do Programa Vidas Preservadas 2025
Tema: Conectando vidas: saúde mental, inclusão social e trabalho
Data: 11 de abril de 2025
Horário: 8h às 13h
Local: Auditório da PGJ (Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima, nº 130, Cambeba, Fortaleza) 
Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br/ 
Transmissão: www.youtube.com/MinisterioPublicoCE 
Aberto ao Público

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br