Colégio de Procuradores de Justiça empossa dois novos membros do Conselho Superior do Ministério Público


O Colégio de Procuradores de Justiça empossou, nesta terça-feira (20/12), dois novos integrantes do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), que entrarão em exercício a partir de 1º de janeiro de 2023, após votação ocorrida na 6ª sessão extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), nesta mesma data. A posse ocorreu durante a 10ª sessão solene do CPJ, realizada de forma híbrida no Plenário dos Órgãos Colegiados, com transmissão pelo canal do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) no Youtube. Os dois novos conselheiros empossados são Luiz Antonio Abrantes Pequeno e Francimauro Gomes Ribeiro, os quais integrarão o CSMP junto aos conselheiros Luzanira Maria Formiga, Alcides Jorge Evangelista Ferreira, Francisco Osiete Cavalcante Filho, Ângela Maria Góis do Amaral Albuquerque Leite e Emmanuel Roberto Girão de Castro Pinto, empossados no último dia 7 de dezembro de 2022.

Compuseram a mesa solene o procurador-geral de Justiça e presidente do Colégio de Procuradores de Justiça, Manuel Pinheiro Freitas; o vice-procurador-geral de Justiça, Maurício Carneiro; procurador de Justiça e corregedor-geral do MPCE, Pedro Casimiro Campos de Oliveira; a procuradora de Justiça e ouvidora-geral do MPCE, Loraine Jacob Molina; o promotor de Justiça e presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Herbet Gonçalves Santos; e a promotora de Justiça e secretária dos Órgãos Colegiados, Flávia Soares Unneberg.

O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro Freitas, saudou todos os presentes na sessão e agradeceu aos membros que se prontificaram a integrar o CSMP. “Pelo Conselho Superior passam as decisões sobre os assuntos mais importantes da vida institucional, que afetam a carreira dos promotores de Justiça, dos procuradores de Justiça, também em certas situações, como é o caso de formação de listas. É uma função nobre, mas os senhores com certeza estão preparados. Ao longo de sua carreira demonstraram isso com muita clareza”, afirmou.

E o corregedor-geral do MPCE, Pedro Casimiro Campos de Oliveira, cumprimentou a todos, frisou que a Corregedoria está à disposição dos membros e agradeceu aos que participaram da composição anterior do CSMP e aos que vão integrar o novo colegiado. “Parabéns a todos os colegas que foram promovidos hoje e aos colegas que irão compor o Conselho. É muito trabalho, mas nós vamos vencer mais uma vez, como nós vencemos com este Conselho que está aqui”, declarou.

O conselheiro Francimauro Gomes Ribeiro ressaltou estar vivendo dois sonhos: ser promovido a procurador e integrar o CSMP. E também externou o agradecimento pela confiança de todos os procuradores e procuradoras de Justiça. E o conselheiro Luiz Antonio Abrantes Pequeno destacou que a assunção ao cargo de procurador e de conselheiro exige muito de cada um dos membros, ressaltando o sentimento dele de estar a serviço e esperando honrar a mesma dedicação e contribuição dos conselheiros que já integraram o CSMP.

Na 6ª sessão extraordinária do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ), além da escolha dos dois novos conselheiros, também foram definidos como membros suplentes do CSMP os procuradores de Justiça Domingos Sávio de Freitas Amorim, Raimunda Salomé de Oliveira Nogueira, Liduína Maria Albuquerque Leite e Pedro Olímpio Monteiro Filho.

As sessões podem ser conferidas na íntegra no Youtube do MPCE.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br