MPCE realiza solenidade de entrega do termo de exercício a promotores de Justiça promovidos e removidos


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou nesta quinta-feira (23/03), no Plenários dos Órgãos Colegiados da Procuradoria Geral de Justiça, solenidade para dar exercício a promotores de Justiça que foram promovidos ou removidos para comarcas de Entrâncias Inicial, Intermediária e Final. A cerimônia, que contou com a presença do procurador-geral de Justiça em exercício, José Maurício Carneiro, também marcou a remoção por permuta – publicada no Diário Oficial do MPCE em 9 de março deste ano – de dois membros do Ministério Público Cearense. Já os resultados das promoções e remoções foram divulgados durante a 5ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) realizada no dia 7 de março de 2023.

Além do PGJ em exercício, compuseram a mesa de abertura: o secretário-geral da Procuradoria Geral de Justiça, promotor de Justiça Hugo Mendonça; a assessora jurídica da PGJ, promotora de Justiça Daniele Carneiro; e o presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), promotor de Justiça Herbet Gonçalves.

Em sua fala, o procurador-geral de Justiça em exercício, José Maurício Carneiro, destacou que cada nova alteração na vida funcional dos membros do MPCE representa um novo recomeço. “Vocês têm a grande responsabilidade de defender quem mais precisa e são extremamente capazes de representar o Ministério Público com suas atuações”, ressaltou José Maurício Carneiro, pontuando que o MP só sobrevive porque a sociedade entende que a instituição é necessária.

O promotor de Justiça e secretário-geral da PGJ, Hugo Mendonça, refletiu sobre a importância de os membros promovidos e removidos nesta quinta-feira serem instrumentos de paz, não apenas por serem promotores de Justiça, mas por serem antes de tudo seres humanos de bem. “Devemos procurar a felicidade no fiel aproveitamento das nossas oportunidades, fazendo o que nós fazemos no dia a dia, dando um sentido maior a nossa vida”, destacou o secretário-geral, que fez a leitura simbólica, durante a solenidade, dos Termos de Exercício do primeiro promotor de Justiça promovido e do primeiro PJ removido, de acordo com a ordem dos editais.

A promotora de Justiça Helga Barreto Tavares, que foi promovida para a 191ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, fez o discurso em nome dos membros promovidos e removidos. Ela contextualizou a importância do momento a partir de sua trajetória no Ministério Público. Após um ano atuando no MP do Piauí, Helga assumiu como promotora de Justiça no MPCE em 2014, tendo passado pelas Comarcas de Chorozinho, Iguatu (onde atuou por sete anos) e Itapipoca antes de ser promovida à capital. “Foi em Iguatu que me forjei promotora de Justiça, atuando em prol da sociedade e a serviço do MPCE”, salientou, destacando sua vontade de agora contribuir com o trabalho das Promotorias de Justiça de Combate às Organizações Criminosas de Fortaleza onde atuará.

O promotor de Justiça Alan Ferreira De Araújo foi removido para a 2ª Promotoria de Justiça de Jucás. Ele destacou a alegria de poder atuar em um município próximo à Iguatu, sua terra natal. “É gratificante poder contribuir para a melhoria da sociedade na região”, assegurou.

O presidente da ACMP, promotor de Justiça Herbet Gonçalves, ressaltou a felicidade imensa de ver integrantes de sua turma de concurso chegando à capital. “O coração fica mais esperançoso ao saber que a instituição está colocando como prioridade a movimentação na carreira. Para tudo há seu tempo e chegou o tempo de vocês fazerem um trabalho ainda mais eficiente e produtivo do que o que vocês já fizeram, porque agora vocês trazem na bagagem a experiência de atuarem em Promotorias de Justiça no interior”, finalizou.

Acesse a galeria de fotos da solenidade.

Confira abaixo a relação dos promotores de Justiça promovidos e removidos nesta quinta-feira (23/03):
Removidos por permuta:
• Francisco Rinaldo de Sousa Janja – removido por permuta para a 123ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, com atuação na área de delitos de Organizações Criminosas;
• Breno Rangel Nunes da Costa – removido por permuta para a 102ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, com atuação na área criminal.

Promovidos e Removidos na Entrância Final:
• Luiz Alexandre Cyrilo Pinheiro Machado Cogan – promovido para a 14ª Promotoria de Justiça de Sobral;
• Camila da Silva Vieira Nalesso – promovida para a 5ª Promotoria de Justiça de Crato;
• Francisco Carlos Pereira de Andrade – removido para a 50ª Promotoria de Justiça de Fortaleza;
• Rafhael Ramos Nepomuceno – promovido para a 189ª Promotoria de Justiça de Fortaleza;
• Virgínia Navarro Fernandes Gonçalves – removida para a 190ª Promotoria de Justiça de Fortaleza;
• Helga Barreto Tavares – promovida para a 191ª Promotoria de Justiça de Fortaleza.

Promovido na Entrância Intermediária:
• João Marcelo e Silva Diniz – promovido para a 2ª Promotoria de Justiça de Limoeiro do Norte.

Remoção na Entrância Inicial:
• Thaís Medeiros Da Costa – removida para a 2ª Promotoria de Justiça de Redenção;
• Alan Ferreira De Araújo – removido para a 2ª Promotoria de Justiça de Jucás.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br