O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, promove neste dia 12 de junho audiência pública com o objetivo de discutir programas e ações que visem à promoção da saúde mental e da qualidade de vida para policiais civis e militares estaduais.
O evento é aberto ao público e será realizado de forma híbrida (presencial e virtual) no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), localizada na Av. General Afonso Albuquerque Lima, nº 130, bairro Cambeba, em Fortaleza. O encontro será transmitido pelo canal do MPCE no Youtube.
A audiência foi motivada pela correlação da atividade dos profissionais de segurança pública ao risco de adoecimento psíquico e insegurança devido as situações de violência. Um dos casos recentes se trata do homicídio de quatro policiais civis, cometido na Delegacia de Camocim no último dia 14 de maio. O suspeito, um inspetor civil, alegou ter sido vítima de assédio moral e perseguição, e, segundo a investigação, teria indicação de tratamento psiquiátrico.
Foi oficiado ao Secretário de Segurança Pública do Estado a levar dados em relação a quantidade de policiais civis e militares do Estado, quantitativos de suicídios e afastamentos por adoecimento mental desses profissionais, lista de espera para atendimento psicossocial, além de relatório sobre programas e ações disponíveis visando a promoção de saúde e qualidade de vida destes, incluindo ações em saúde mental.
Foram convidados também o Coordenador(a) da Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas COPOM/SESA, o (a) Coordenador(a) da Coordenadoria de Redes de Atenção Primária e Psicossocial CORAPP/SMS, o Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado do Ceará e o Delegado-Chefe da Polícia Civil do Estado do Ceará.
Além deles, devem participar ainda da audiência representantes do Centro de Apoio Operacional da Saúde do MPCE (Caosaúde), da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, da Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, do Sindicato dos Policiais Civis e da Associação Social das Esposas e Amigos dos Militares do Estado do Ceará.
Serviço:
Audiência Pública
Tema: Discussão sobre programas e ações disponíveis que visem à promoção de saúde mental e qualidade de vida para policiais civis e militares estaduais.
Data: 12 de junho de 2023 (segunda-feira)
Horário: 9h
Evento híbrido
Local: Auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) – Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima, 130 – Cambeba, Fortaleza
Transmissão: www.youtube.com/MinisterioPublicoCE
Aberto ao público