A população de Tianguá, na Serra da Ibiapaba, agora conta com uma nova sede do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Nesta terça-feira (30/05), o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, inaugurou o prédio que abrigará as Promotorias de Justiça da cidade. A solenidade contou com a presença de membros e servidores do MP, autoridades do Estado e do município e demais convidados.
Além do PGJ, compuseram a mesa de abertura do evento: o procurador-geral do Município, Leandro Valência, que no ato representou o prefeito de Tianguá, Luiz Menezes; o presidente da Câmara Municipal, Elves Lima; o diretor do Fórum de Tianguá, juiz Felipe Gonçalves; o defensor público da Vara Única Criminal de Tianguá, Rafael Góis; a secretária-executiva das Promotorias de Justiça de Tianguá, promotora de Justiça Jackeline Gomes; e o promotor de Justiça Muriel Vasconcelos, que no ato representou a Associação Cearense do Ministério Público.
Em sua fala, o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, destacou a felicidade de inaugurar mais uma nova sede. “Para nós, é uma alegria muito grande viver esse momento, essa revolução que estamos passando na instituição em termos de infraestrutura. Entregar tantas sedes, dar essa condição de trabalho que vocês vão ter aqui em Tianguá a partir de hoje é motivo de muito orgulho”, salientou.
O PGJ ainda ressaltou a importância do trabalho de todos aqueles que fazem parte do MPCE. “Todo mundo que faz parte dessa grande família, de 2.600 pessoas, sai de casa todo dia motivado sabendo que dá sua contribuição para construir um mundo melhor e fazer a diferença na vida de quem mais precisa. Isso é extraordinário. Nós recebemos, no cotidiano, a gratidão e a confiança das pessoas e isso é de um valor inestimável”, citou.
Secretária-executiva das Promotorias de Justiça de Tianguá, a promotora de Justiça Jackeline Gomes reforçou os agradecimentos à Procuradoria Geral de Justiça e o compromisso com o dever do Ministério Público. “Essa nova sede vai nos permitir cumprir nossa missão institucional com dignidade”, frisou, lembrando da evolução pela qual o MPCE passou nos últimos anos. “É muito bom ver que a Administração Superior é sensível às nossas necessidades”, disse, acrescentando que “as mazelas da sociedade só podem ser combatidas se a instituição estiver como está agora: coesa em sua estrutura física e de pessoal”.
Novo prédio
Além de gabinetes para nove Promotorias de Justiça, o novo prédio conta com sala da Secretaria Executiva; auditório para 50 pessoas; salas de audiências; estacionamento com 20 vagas privativas, além da unidade do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon). Ao todo, são 610m² de área construída. A sede fica na rua Presbítero João Rodolfo Pessoa, nº 300 (esquina com avenida Coronel Thomaz de Aguiar), bairro Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A população também pode entrar em contato com a Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça de Tianguá através do e-mail secexecutiva.tiangua@mpce.mp.br e/ou dos telefones (88) 3671-2494 / (85) 8685-7662 (WhatsApp).
Homenagens
O prédio inaugurado nesta terça-feira (30/05) leva o nome da procuradora de Justiça Yolanda Pereira. Nascida em Ubajara no dia 12 de março de 1933, ingressou no MPCE em 1967, quando assumiu o cargo de promotora de Justiça da comarca de Tamboril. Ela ainda passou pelas comarcas de Cedro e Juazeiro do Norte, antes de ser promovida para o cargo de procuradora de Justiça, em 1990. Aposentou-se em 2003 e faleceu em 2021.
O sobrinho da homenageada, Sávio Pereira, ficou emocionado com a homenagem. “É uma satisfação imensa para nós familiares participar desse momento. Todas as vezes que eu passar por aqui, vou poder lembrar da memória e da história dela”, ressaltou.
O auditório da nova sede homenageia a memória do promotor de Justiça Guido Furtado Pinto, que, assim como Yolanda Pinheiro, nasceu em Ubajara. Ele ingressou no MPCE em 1962, quando assumiu na comarca de Farias Brito. Também foi titular em Tianguá, Camocim, Lavras da Mangabeira e Itapipoca, até ser promovido para Fortaleza. Faleceu no em 1990, quando tinha 57 anos.