MPCE celebra pacto de paz entre torcidas organizadas do Ceará Sporting Club


O Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), realizou, na manhã desta quinta-feira (01/02), reunião com representantes do Movimento Organizado Força Independente (MOFI) e da Torcida Organizada do Ceará (TOC) para celebração de um pacto de paz entre as duas torcidas organizadas do Ceará Sporting Club. Também participaram da reunião representantes do clube e da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Os presidentes das torcidas comprometeram-se a publicar, em suas redes sociais, ainda nesta quinta-feira, postagens divulgando a celebração do acordo de paz entre as duas agremiações. Dessa forma, ficarão extintas as medidas educativas aplicadas pelo MP e pela PM após o registro de tumulto, agressões físicas e cânticos homofóbicos, ocorridos no dia 13 de janeiro deste ano, antes de evento festivo de apresentação do time, no cruzamento das avenidas 13 de maio com Universidade, em Fortaleza.

O presidente do MOFI, Charles Anderson, reforçou a importância de manter a paz nos estádios, “que é um ambiente familiar. Nossa torcida tem vários componentes que levam seus filhos pro estádio e nós prezamos pelo bem maior”. Já o presidente da TOC, Jeysivan Santos, também apoiou a decisão. “Pedimos para todos que vão para o estádio torcer, vibrar, ficar no meio da sua torcida organizada, não prejudicar, não jogar objetos no campo, não cantar músicas de incentivo à violência ou homofóbicas, que possam causar problemas para o clube e para a nossa organizada”, completou.

O promotor de Justiça Edvando França, coordenador do Nudtor, aproveitou a reunião para recomendar também às torcidas organizadas que comuniquem, seja ao MPCE ou à 3ª Companhia do Batalhão de Policiamento de Choque (Policiamento de Eventos) da PMCE “as intercorrências ou situações que possam gerar conflitos, como por exemplo, modificação de rota, ameaças ou movimentos anunciados de forma anônimas em redes sociais, para que se possa atuar de forma preventiva”. Qualquer cidadão também pode fazer a denúncia ao Nudtor através do Whatsapp (85) 8685.8835 ou pelo e-mail nudetor@mpce.mp.br. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br