Após sabatina, Manuel Pinheiro é escolhido para direção da Escola Superior do MPCE


O Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça aprovou o nome do promotor de Justiça Manuel Pinheiro Freitas para o cargo de diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP). A escolha aconteceu após sabatina realizada na manhã desta quarta-feira (07/02), durante a 3ª Sessão Ordinária do colegiado. 

Conforme o artigo 94, da Lei Complementar nº 72/08, com redação dada pela Lei Complementar Estadual nº 100/11, o diretor da ESMP será nomeado, em comissão, pelo Procurador-Geral de Justiça, dentre os Procuradores de Justiça em atividade e Promotores de Justiça com titularidade na Comarca de Fortaleza, depois de ouvido o Órgão Especial do Colégio de Procuradores. 

O promotor de Justiça é titular da 1ª Promotoria de Justiça de Combate aos Delitos de Crimes de Drogas, já ocupou o cargo de diretor da ESMP entre os anos de 2016 e 2018, foi presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) entre 2009 e 2011 e foi procurador-geral de Justiça de 2020 a 2023. Durante a sabatina, apresentou os projetos que têm sido desenvolvidos e retomados, nos últimos meses, enquanto ocupou o cargo de coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). “Queria falar da minha alegria por ter recebido voto de confiança do procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, e do vice-procurador-geral, Lucídio Queiroz, para ocupar essa importante função de diretor da Escola Superior do Ministério Público. A Escola tem um papel importantíssimo na formação e na difusão dos conhecimentos no nível mais elevado de interesse do Ministério Público e da sociedade”, afirmou. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br