MP do Ceará exibe exposição fotográfica no Museu da Imagem e do Som como parte da campanha “Queremos Envelhecer”


O Ministério Público do Estado do Ceará exibirá, neste sábado (22/06), as imagens integrantes da exposição fotográfica “Memórias de Permanência”, na praça do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS). Na ocasião, será realizada a roda de conversa “Direito da Pessoa Idosa: transversalidades para o bem viver”, a partir das 17h. A exposição apresenta o cotidiano das pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). A mostra visa destacar que nas ILPIs existem várias histórias de vida, que vão muito além de um compartilhamento de moradia.

O debate contará com a participação da coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (Caocidadania), promotora de Justiça Camila Leitão; e do promotor de justiça Alexandre Oliveira, que atua na 1ª Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência de Fortaleza. Representando as instituições parceiras também participarão da Roda de Conversa, a presidente da Associação Cearense Pró-Idosos (ACEPI) Vejuse Alencar Oliveira e a presidente da Associação dos Ferroviários Aposentados do Ceará (AFAC) Maria Erivany Soares da Silva.

A ação do MP do Ceará faz parte da campanha “Queremos Envelhecer” e celebra a beleza do envelhecimento. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), do Instituto Mirante e do Instituto Dragão do Mar, além do apoio da Associação Cearense Pró-Idosos (Acepi). A programação acontece a partir das 17h e terá acesso gratuito.

O debate tem como objetivo promover um diálogo amplo, na busca de trazer a pessoa idosa para um lugar de visibilidade e protagonismo, e, ainda discutir o papel do Estado na garantia dos direitos desse público, envolvendo a sociedade na perspectiva de conhecimento, reconhecimento, respeito e inclusão.

Seminário Tratando o Envelhecimento com Responsabilidade

A campanha “Queremos Envelhecer” traz uma vasta programação, que convida a refletir sobre os direitos da pessoa idosa. Entre as ações específicas do MP do Ceará, também está o “Seminário Tratando o Envelhecimento com Responsabilidade” que será realizado no dia 24 de junho, das 8h30 às 17h, no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), no Centro Administrativo do Cambeba.

Serviço

Exposição Fotográfica “Memórias de Permanência e Roda de conversa “Direito da Pessoa Idosa: transversalidades para o bem viver”

Data: 22 de junho de 2024

Horário: a partir das 17h

Local: Praça do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) – Av. Barão de Studart, 410 – Meireles, Fortaleza

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br