Procurador-geral de Justiça participa de cerimônia de adesão do Ceará ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência


O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, participou , nesta quinta-feira (04/07), da cerimônia de adesão do Estado do Ceará ao Novo Viver sem Limite, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

A iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tem como propósito possibilitar mais qualidade de vida à população, especialmente para garantir os direitos e a dignidade das pessoas com deficiência.

“O Ministério Público atua para que essas políticas ocorram. Por isso, sempre apoiamos essas iniciativas que visam a inclusão. Isso colabora com o nosso trabalho, para que seja cada vez mais resolutivo e, assim, possamos entregar o que efetivamente as pessoas precisam para se sentirem incluídas, respeitadas e terem dignidade”, explicou o procurador-geral de Justiça.

Presente na ocasião, o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, destacou a importância da adesão ao plano para ampliar as políticas públicas no país. “A intenção do plano é integrar o Brasil na ação, visando superar nossos problemas históricos e chegar ao ciclo de prosperidade que todos possam aproveitar”, frisou.

Durante o evento, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, parabenizou as pessoas com deficiência presentes. “Considero muito importante pensarmos as políticas públicas com vocês, é muito mais efetivo e gera a capacidade de muitas conquistas”, celebrou.

Também estiveram presentes os promotores de Justiça Camila Leitão e Hugo Porto, do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania; e representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, entre outras autoridades.

Sobre o plano

O plano, que terá duração de quatro anos e passará por revisão anual, prevê integrar o país para promover mais inclusão e igualdade. A formalização da iniciativa nos estados permite maior capilaridade às ações.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br