Vice-procurador-geral de Justiça, vice-ouvidora e membro do Órgão Especial tomam posse em sessão solene nesta quarta (31) 


O Ministério Público do Estado do Ceará empossou, na manhã desta quarta-feira (31/07), os procuradores de Justiça José Maurício Carneiro, Isabel Maria Salustiano Arruda Pôrto e Sônia Maria Medeiros Bandeira nos cargos, respectivamente, de vice-procurador-geral de Justiça, vice-ouvidora-geral e integrante do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ). A posse e exercício aconteceu durante a 7ª sessão solene do CPJ, realizada no Plenário dos Órgãos Colegiados da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza. 

O procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, enalteceu a experiência e as virtudes de cada um dos procuradores de Justiça. “Aos três empossados, desejo sucesso em suas novas funções. Que cada um de vocês continue a trilhar o caminho da justiça com integridade, coragem e sensibilidade aos anseios da nossa sociedade. O Ministério Público do Ceará, sem dúvida alguma, se fortalece com a presença de vossas excelências nessas funções, sendo tão qualificados e comprometidos. Juntos continuaremos a lutar por uma sociedade mais justa e igualitária”, declarou.  

O vice-pgj, José Maurício Carneiro, relembrou a trajetória de mais de 43 anos como membro do MP do Ceará. “Cada obstáculo superado e cada conquista alcançada trouxeram para mim o contínuo aprendizado que me enriqueceram como ser humano e me fizeram ter a convicção de que não se pode abdicar de alguns valores que nos enobrece, tais como humildade, respeito, lealdade, gratidão. São, pois, com esses valores que pretendo exercer esse múnus que me foi dado. E o que posso prometer é que darei tudo de mim para exercê-lo da melhor forma possível”, discursou.  

A procuradora de Justiça Isabel Pôrto agradeceu o apoio de todos na recondução ao cargo de vice-ouvidora-geral e ressaltou a felicidade de continuar o trabalho desempenhado em conjunto com a equipe da Ouvidoria Geral do MP do Ceará. “Vocês me motivam e me inspiram a buscar constantemente a excelência, a deixar o meu melhor em cada passo do caminho. Reconheço que o trajeto não é fácil. Enfrentamos e superamos desafios significativos, mas tudo isso torna a conquista ainda mais gratificante”, salientou.  

Empossada na vaga anteriormente ocupada pelo ex-procurador de Justiça Lucídio de Queiroz, a procuradora de Justiça Sônia Bandeira destacou o sentimento de necessidade e êxtase por integrar o Órgão Especial. “A necessidade vem da plenitude da realização profissional onde o membro do Parquet alcança o ápice de sua carreira. E o êxtase é sentir que somos, em essência, indispensáveis à função jurídica do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”, afirmou.  

Também compuseram a mesa solene a secretária dos Direitos Humanos do Estado, Socorro França; a procuradora de Justiça e corregedora-geral do MP do Ceará, Maria Neves Feitosa Campos; a procuradora de Justiça e ouvidora-geral do MP do Ceará, Loraine Jacob Molina; a vice-procuradora-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região, Mariana Férrer Carvalho Rolim; a conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Soraia Thomaz Dias Victor; o defensor público e secretário-executivo da Defensoria Pública do Estado, Samuel de Araújo Marques; o promotor de Justiça militar em Fortaleza, Fernando Teófilo Campos; a promotora de Justiça e secretária dos Órgãos Colegiados, Liduína Maria de Sousa Martins; e o promotor de Justiça Déric Funck Leite, representando a Associação Cearense do Ministério Público. 

Acesse a galeria de fotos da sessão solene

Confira a cerimônia na íntegra no Youtube do MP do Ceará.

 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br