MP do Ceará abordará o cuidado a familiares e amigos de pessoas que praticaram suicídio na capacitação “Família: Escola de Vida” nesta quinta-feira (05)


O Ministério Público do Estado do Ceará irá realizar nesta quinta-feira (05/09), das 13h30 às 17h30, mais uma edição da capacitação “Família: Escola de Vida”, abordando temas como posvenção ao suicídio e valorização da vida. A capacitação terá 4h/a, será aberta ao público e ocorrerá no Auditório da ESMP, em Fortaleza. A iniciativa é realizada por meio do Programa Vidas Preservadas, do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com apoio da Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP). Os interessados devem se inscrever na plataforma de cursos da ESMP/CEAF.

O curso, que conta com o apoio do Laboratório de Relações Interpessoais (L’ABRI) da Universidade Federal do Ceará, foi criado para aquelas/aqueles que tiveram, no círculo familiar e/ou afetivo, pessoas que tentaram ou consumaram o suicídio. O acompanhamento dessas pessoas que foram, diretamente, impactadas pelo ato suicida (ainda que não consumado) se mostra como providência necessária, eis que a literatura especializada e os estudos estatísticos demonstram que o grupo por elas formado possui um risco aumentado para apresentar transtornos mentais e repetir a prática do autoextermínio. Além disso, essa iniciativa objetiva dar seguimento ao eixo de capacitação do Programa Vidas Preservadas, sobretudo, no que diz respeito à prevenção, intervenção e posvenção do suicídio. 

O momento será presidido pela promotora de Justiça e coordenadora do Caosaúde e do Programa Vidas Preservadas, Karine Leopércio, e abordará temas como ciclo de vida e o seu lugar no mundo; singularidade, pertencimento e projeto de vida; saúde emocional, dinâmicas relacionais e prevenção do suicídio (Relações adoecedoras e vitalizadoras); psicodrama, (Re)vinculação e sentido de vida (Vivência). 

A formação será conduzida pela doutora em Psicologia Clínica e Cultura e especialista em Educação Especial e Problemas de Aprendizagem, Susana Kramer de Mesquita Oliveira. Susana também é psicóloga, PhD em Estudos Transculturais da Família, vice-coordenadora do L’ABRI e diretora-fundadora do Projeto Vincula (Prevenção de Suicídio pelos Vínculos Familiares). 

Serviço:
“Capacitação – Família: Escola de Vida” 
Data
: 05 de setembro de 2024 – 1ª Turma  
Horário: 13h30 às 17h30 
Local: Auditório da Escola Superior do MPCE – Sede das Promotorias de Justiça de Fortaleza (Rua Maria Alice Ferraz, n°120, bairro Luciano Cavalcante, Fortaleza)  
Público-alvo: aberto ao público  
Modalidade: presencial 
Carga horária: 4h/a

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br