CNMP entrega Selo de Excelência Ambiental para iniciativas inovadoras do MP do Ceará


Dois projetos do MP do Ceará foram agraciados, nessa quinta-feira (28/11), com o Selo de Excelência Ambiental do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). As iniciativas “Memória e Paisagem”, da procuradora de Justiça Sheila Pitombeira, e “APA Regular”, do promotor de Justiça Thiago Marques, da comarca do Crato, estão entre os 27 projetos desenvolvidos pelo Ministério Público brasileiro que foram reconhecidos por destacar soluções resolutivas na área ambiental, relacionadas a desastres, desmatamento e proteção climática. A cerimônia de entrega do selo ocorreu na sede do CNMP, em Brasília.

As duas iniciativas foram selecionadas pelo CNMP para participar da 4ª Edição do Projeto “Diálogos Ambientais”, em Brasília. As apresentações ocorreram nos dias 8 e 28 de novembro de 2024, respectivamente.

Conheça os projetos

O projeto “Memória e Paisagem” surgiu em meio à necessidade de não só apresentar a história do Ministério Público, mas também debater sobre preservação do meio ambiente com as novas gerações. A partir do trabalho desenvolvido pelo Memorial do MP do Ceará, essas discussões têm sido intensificadas com os alunos das escolas que visitam o espaço.

Já o projeto “APA Regular” (Ação de fortalecimento das estratégias de fiscalização do avanço imobiliário e desmatamento para fins agrícolas em áreas de unidades de conservação) busca reconhecer o potencial que as unidades de conservação desempenham no combate às mudanças climáticas, especialmente como atenuantes de problemas socioambientais. O projeto pretende mapear os principais instrumentos de fiscalização existentes e contribuir, assim, para a melhoria dessas ações nos municípios cearenses que integram a APA Chapada do Araripe.

*Com informações do CNMP.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br