Promotor de Justiça publica artigo em coletânea sobre conjuntura política


LIVRO Ceará Contra o GolpeCom a participação do promotor de Justiça Élder Ximenes Filho, da 9ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caucaia, será lançado na próxima quarta-feira (24), às 19h, no Cineteatro São Luiz, o livro “O Ceará e a Resistência ao Golpe de 2016”. A obra é uma coletânea de 35 artigos produzidos por cearenses em diversas áreas de atuação.

O promotor Élder Ximenes contribuiu na obra com o artigo “Jurisgolpismo – a teoria contra a barbárie e o paradigma nazifascista” e também participaram os professores de Direito Martônio Mont’Alverne, Cynara Mariano e Felipe Braga, além de políticos, jornalistas, escritores e outros intelectuais alencarinos.

O livro será lançado durante programação especial do Cineteatro São Luiz em comemoração aos 37 anos da Lei de Anistia, promulgada em 1979 e considerada historicamente o primeiro passo para a redemocratização do Brasil, após o período da ditadura militar. Às 14h, haverá o pré-lançamento nacional do documentário “Imagens do Estado Novo” que narra a história de Getúlio Vargas e, às 18h, um debate entre o diretor do filme, Eduardo Escorel, e o jornalista e escritor cearense Lira Neto, autor de uma trilogia sobre a vida do ex-presidente da República, Getúlio Vargas.

A publicação foi organizada por Marcelo Uchôa, advogado e professor da Universidade de Fortaleza (Unifor); Inocêncio Uchôa, juiz do trabalho aposentado e um dos fundadores do Movimento Democracia Participativa; Antônio José de Sousa, advogado que integra o Coletivo de Advogados Cearenses pela Democracia; e por Letícia Alves, estudante de Jornalismo.

Com informações da Fetamce.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br