Faça Aqui a sua busca

“O conto da ilha desconhecida”, de José Saramago, será debatido na edição de outubro do Clube de Leitura do MP do Ceará

O Ministério Público do Ceará realizará, no dia 27 de outubro, a partir das 19h, mais uma edição do Clube de Leitura. A ação, que ocorrerá em formato remoto pela plataforma Microsoft Teams, debaterá o livro “O conto da ilha desconhecida”, do escritor português José Saramago. A iniciativa é do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), com o apoio da Escola Superior do MP (ESMP).

A obra literária, publicada pela editora Companhia das Letras, tem uma premissa até simples: um homem vai até um rei e pede a ele um barco para viajar em busca de uma ilha desconhecida. A partir desse ponto, diversos obstáculos surgem, indo desde barreiras impostas pelo Estado até o comodismo dos homens. O livro, por meio de parábolas, fala de sonhos e otimismo, mas também mostra a realidade por trás deles.

Clube de Leitura

Mensalmente o Clube de Leitura realiza encontros, com o objetivo de promover a cultura e abrir debate a respeito das obras literárias, sempre escolhidas com a premissa de fugir das temáticas jurídicas e em busca de incentivar novas interações entre os participantes.

SERVIÇO:
Encontro do Clube de Leitura MPCE
“O conto da ilha desconhecida”, de José Saramago
Data: 27 de outubro de 2025
Horário: a partir das 19h
Acesso: Plataforma Microsoft Teams
Aberto ao público
Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará E-mail: imprensa@mpce.mp.br