Com teatro e música, MP do Ceará leva campanha de conscientização sobre violência sexual infantil ao Parque Rachel de Queiroz, em Fortaleza 

Com teatro e música, MP do Ceará leva campanha de conscientização sobre violência sexual infantil ao Parque Rachel de Queiroz, em Fortaleza 

O enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes ganhou força na tarde e noite desta sexta-feira (15/05), quando o Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza, recebeu uma programação especial  em alusão ao Maio Laranja, mês dedicado à conscientização contra a violência infantil. A iniciativa, promovida pelo Ministério Público do Ceará, por meio do Núcleo de Acolhimento às Vítimas de Violência (Nuavv), trouxe como tema “A proteção vai vencer esse jogo”.  

O momento aberto ao público contou com apresentações de teatro e música que ajudaram as crianças presentes a aprender de forma lúdica a reconhecer situações de risco e a buscar ajuda. 

A promotora de Justiça Lívia Rodrigues, coordenadora do Nuavv, destacou que o objetivo foi aproximar o MPCE da população e ampliar o conhecimento sobre os sinais de violência sexual: 

“Essa programação foi pensada em alusão ao Maio Laranja, para trazer essa temática tão importante da proteção das crianças e dos adolescentes contra todas as formas de violência sexual. O que a gente pretende é estar perto da comunidade, esclarecendo quais são os sinais que possam indicar uma violência sexual, seja por comportamentos, sinais físicos ou até evidências digitais no mundo virtual”. 

A promotora de Justiça Raqueli Costenaro, coordenadora auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij), reforçou a importância da mobilização: 

“Os dados oficiais mostram que as maiores violências sofridas por crianças e adolescentes são de natureza sexual. Por isso, é fundamental trazer conhecimento tanto para os pequenos quanto para os adultos, já que muitas vezes as violações acontecem dentro de casa”. 

O evento contou também com a presença de instituições parceiras que auxiliam no trabalho de acolhimento e assistência a vítimas da violência. São elas a Rede Acolhe, da Defensoria Pública; o Centro Especializado de Apoio às Vítimas (Ceav), do TJCE; a Secretaria da Saúde do Estado; a Secretaria da Proteção Social do Estado; a Secretaria de Direitos Humanos do Estado; o Núcleo de Apoio às Vítimas de Violência Urbana (NAVV), da Universidade de Fortaleza (Unifor); a Casa da Criança e do Adolescente, vinculada à Secretaria da Proteção Social; o Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVV), vinculado à Secretaria dos Direitos Humanos e o Núcleo de Assessoria dos Programas de Proteção (NAPP), vinculado à Secretaria dos Direitos Humanos. 

A programação continua neste sábado (16/05), das 15h às 19h30, no Parque Rachel de Queiroz, com atividades abertas ao público. 

Confira aqui a galeria de imagens do evento