Ouvidoria itinerante atende população de General Sampaio


General Sampaio Ouvidoria itinerante (2)A “Ouvidoria Itinerante”, uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), esteve na última quarta-feira (30) no município de General Sampaio para dar continuidade às ações do projeto, que deseja realizar um diagnóstico dos 20 municípios cearenses com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O estudo pretende entender os motivos pelos quais essas cidades permanecem com baixos índices de desenvolvimento e contribuir para melhorar a vida da população que reside nestes municípios.

A metodologia utilizada é a realização de audiências públicas, como ocorreu na Câmara dos Vereadores de General Sampaio, com a presença da comunidade, gestores públicos e legisladores municipais. Na ocasião, os participantes da audiência destacaram que um dos principais problemas enfrentados, atualmente, é a dificuldade de acesso às instituições públicas e serviços relacionados à Justiça, como Defensoria Pública, Delegacia e Fórum.

Participaram da audiência pública a ouvidora-geral do MPCE, procuradora de Justiça Maria Neves Feitosa e as assessoras jurídicas da Ouvidoria-Geral, as promotoras de Justiça Ana Cláudia de Morais e Marília Uchoa de Albuquerque Rios Gomes. Também foram realizados atendimentos na van da “Ouvidoria Itinerante” que possui um gabinete com equipamentos destinados exclusivamente ao atendimento de demandas da população.

A Ouvidoria-Geral, a partir dos depoimentos da população, encaminhará sugestões ao procurador-geral de Justiça (PGJ) e aos promotores de Justiça das Comarcas para que fortaleçam a atuação do Ministério Público na resolução das dificuldades mais críticas em cada município. Além de General Sampaio, já foram visitadas as cidades de Salitre, Granja, Barroquinha, Moraújo, Itatira e Ibaretama.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br