CAOPIJ realiza audiência pública sobre Cadastro Nacional de Adoção em Iguatu


audiência pública_site e intranetRepresentantes das Secretarias de Educação e Ação Social, agentes de saúde e membros da comunidade de Iguatu participaram da audiência pública sobre o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), realizada na sexta-feira (24/03), na Universidade Regional do Cariri (URCA). O evento contou com palestra da técnica ministerial Anna Gabriella Pinto, da Secretaria-Executiva das Promotorias da Infância e Juventude do Ministério Público. A ação foi organizada pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ), com o apoio das Promotorias de Justiça de Iguatu.

O coordenador do CAOPIJ, Hugo Mendonça, destacou que a audiência pública gerou encaminhamentos concretos com o agendamento de uma reunião entre a Promotoria de Justiça de Iguatu e a Secretaria Municipal de Saúde para discutir e pactuar um fluxo de adoção, envolvendo mulheres grávidas que queiram entregar o filho assim que a criança nascer. “Em Fortaleza já conseguimos fazer isso através da definição de um fluxo de até 45 dias após o nascimento da criança e nós queremos levar isso ao interior”, destacou.

Na avaliação da secretária-executiva das Promotorias de Justiça de Iguatu, Helga Tavares, a iniciativa foi bastante positiva ao esclarecer dúvidas da comunidade. “Fomos a primeira Comarca a receber a audiência pública sobre o Cadastro Nacional de Adoção. A ação é de grande importância, pois visa estimular a população, principalmente através do contato com os formadores de opinião, de como vale a pena fazer a adoção de forma legalizada, correta, com todas as seguranças e garantias”, destacou.

visita entidade semi liberdade_internetVisita – Após a audiência pública, os representantes do CAOPIJ e da Promotoria de Justiça da Comarca de Iguatu realizaram inspeção em uma entidade de semiliberdade do município.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br