MPCE e Consulado Geral dos Estados Unidos assinam termo de cooperação técnica


ConsuladoO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) assinou termo de cooperação técnica com o Consulado Geral dos Estados Unidos, em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (29/03), na sede da instituição, com a presença do procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Barroso Rios, e do cônsul-geral dos Estados Unidos no Brasil, Richard Reiter. O evento contou também com a participação do corregedor-geral do MPCE, José Wilson Sales, do chefe de Segurança Diplomática do Consulado dos Estados Unidos, Gabriel Macias, do secretário estadual de Segurança Pública e Cidadania, André Costa, e da secretária estadual de Justiça, Socorro França.

A partir do termo de cooperação técnica, as duas instituições irão trocar dados que deverão favorecer as investigações de crimes transnacionais, tais como tráfico de drogas e seres humanos, lavagem de dinheiro e fraude de documentos. Além disso, o acordo também prevê o compartilhamento de experiências com os investigadores norte-americanos e o treinamento dos membros que integram os órgãos de inteligência do MPCE. “O Brasil e o Ceará têm muito a aprender com os Estados Unidos e acredito também que, diante de peculiaridades nossas, temos alguma coisa para ensiná-los. Precisamos dessa expertise norte-americana, que é reconhecida internacionalmente”, destacou Plácido Rios.

Na oportunidade, o cônsul-geral Richard Reiter pontuou que governo norte-americano leva muito a sério as questões de segurança interna, emissão de vistos e de segurança das fronteiras. “Eu sei que o sistema brasileiro também compartilha dessa preocupação. O acordo assinado hoje reforçará nossa parceria para trocar ideias, conhecimentos e boas práticas de investigação. Não é nossa primeira vez aqui em Fortaleza. Já estamos atuando em vários casos e treinamentos de segurança e detecção de documentos fraudulentos para policiais, promotores de Justiça e funcionários das companhias aéreas. Deixamos, hoje, aberta a oportunidade de trocar informações”, disse o cônsul-geral.

Para a secretária de Justiça Socorro França, o acordo celebrado entre o MPCE e o Consulado norte-americano representa a implementação de uma política de gestão intersetorial de informações e competências necessária ao enfrentamento da criminalidade. Na visão do secretário de Segurança, André Costa, a iniciativa vai agilizar o fluxo de informações importantes para as investigações. “Quando a gente fala em Segurança Pública, tudo é para ontem. Através desses instrumentos, a gente consegue ter o acesso direto a bases de dados para que tenha essa facilidade e rapidez na obtenção de informações que são trabalhadas para a produção de inteligência”, enfatizou o secretário André Costa.

Foto: Joaquim Albuquerque/MPCE

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br