MPCE participa de solenidade de entrega de exemplares em Braille da Lei do Passe Livre Intermunicipal do Ceará


25.04.17.Cegos.passe.livreO Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCidadania), participou, na tarde desta terça-feira (25/04), de solenidade de entrega de exemplares em Braille da Lei do Passe Livre Intermunicipal do Ceará (Lei 12.568/96) para entidades que atuam junto a pessoas com deficiência visual no estado. O evento foi promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) da Assembleia Legislativa, na Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC).

Na ocasião, o coordenador do CAOCidadania, promotor de Justiça Hugo Porto, destacou a participação do MPCE na edição do Decreto nº 32.137, que regulamentou a Lei Estadual 12.568/96, que instituía o benefício da gratuidade para pessoas com deficiência e com hemofilia, comprovadamente carentes, nos serviços regulares de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros do Estado do Ceará e a obrigatoriedade de disponibilização de cadeiras de rodas nos terminais rodoviários para pessoas com deficiência. A lei somente passou a ter eficácia com a publicação do decreto, o que ocorreu mais de 20 anos depois, em janeiro de 2017, a partir da articulação do MPCE junto à coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Estado do Ceará, Rebecca Cortez Dauer, e do chefe de Gabinete do Governador, Élcio Batista.

Hugo Porto lembrou que esta articulação com o Governo do Estado ocorreu em virtude da denúncia de Lúcia Alves, pessoa com deficiência que procurou a 18ª Promotoria de Justiça Cível de Tutela Coletiva da Pessoa com Deficiência e Acessibilidade. Morando em Maracanaú, ela não tinha o direito à gratuidade no transporte intermunicipal garantido.

Participaram da solenidade o presidente do Inesp, George Lopes Valentim, a presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, deputada estadual Rachel Marques, a secretária-adjunta da Educação, Márcia Campos, a coordenadora Especial de Políticas Públicas para os Idosos e as Pessoas com Deficiência do Estado do Ceará, Rebecca Cortez Dauer, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (CDDPD-OAB/CE), advogada Francisca Liduína Rodrigues Carneiro, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CEDEF), Jacinto Araújo, o 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Maranguape, vereador Dr. Hermano, a presidente, a vice-presidente, o presidente do Conselho Deliberativo e a aluna da reabilitação da SAC, Maria Lizélia Sá e Almeida Soares, Maria Josélia Sá e Almeida, Lúcio Alcântara, e Fátima Silva, respectivamente.

Foto: Edimar Soares/MPCE

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br