Audiência pública cobra celeridade nos processos de assentamento de famílias afetadas pelas obras do VLT de Fortaleza - MPCE

Audiência pública cobra celeridade nos processos de assentamento de famílias afetadas pelas obras do VLT de Fortaleza


16.10.17.Dra.Geovana.ESMPAudiência pública organizada pela 11ª Promotoria de Justiça Cível de Conflitos Fundiários discutiu a desocupação e o reassentamento de famílias residentes nas áreas afetadas pelas obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) de Fortaleza. O evento aconteceu no auditório da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), no dia 10 de outubro, com a presença de lideranças das diversas comunidades atingidas pelas obras e representantes das Secretarias da Infraestrutura (Seinfra), Cidades (Scidades) e Planejamento e Gestão (Splag).

De acordo com a promotora de Justiça Giovana de Melo Araújo, titular da 11ª Promotoria de Justiça Cível de Conflitos Fundiários, é necessário que o Governo do Estado firme compromisso com os cronogramas para o início das construções dos empreendimentos que reassentarão as famílias. “Por várias vezes, esses cronogramas sofreram modificações de prazos, gerando insegurança na população. Como encaminhamento, estabelecemos a celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Scidades”, destacou Giovana Melo.

Também como encaminhamentos decorrentes da audiência pública, a Scidades comprometeu-se a prestar informações quanto à definição aguardada junto à construtora Direcional no que diz respeito aos empreendimentos do Teodorico Barroso e Horta; apresentar nova sugestão de projeto voltado à Cidade 2000; e responder sobre o julgamento no pleno do Tribunal de Justiça do Ceará acerca do processo judicial envolvendo o terreno da Sabino Monte. Além disso, será analisada a proposta apresentada pela Seinfra para a correção monetária das indenizações pagas às famílias impactadas.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br