MPCE reforça combate à dengue em Cedro


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da Promotoria de Justiça de Cedro, está reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, em parceria com a Prefeitura Municipal. Segundo o promotor de Justiça Leydomar Nunes, as ações educativas conjuntas já ocorrem há cerca de três anos e, como resultado, Cedro possui baixo índice de infestação pela tríplice epidemia.

“Nossa atuação tem surtido efeitos bastante satisfatórios. Em 2017, Cedro teve poucos casos dessas doenças. Então, devemos manter o bom trabalho realizado. O apoio do MPCE tem sido no intuito de fortalecer a divulgação sobre a importância da prevenção e que todos devem permitir a entrada do agente de endemias para vistoria de possíveis focos do mosquito. Advertimos que, caso alguém não permita a entrada do agente de saúde, medidas administrativas e judiciais cabíveis poderão ser tomadas, dentro do princípio do interesse público”, disse o representante do MPCE em Cedro.

Segundo o prefeito Nilson Diniz, a articulação com Ministério Público fortalece cada vez mais as ações para combater as endemias no município. “É a parceria que precisávamos fechar para permanecer sem o registro de casos das doenças na cidade. Graças a esse acordo, estamos vivenciando novas estratégias e a população tem nos auxiliado nessa luta diária pela conscientização da prevenção”, destaca. Uma das ações previstas, é a participação do promotor de Justiça em programas de rádio locais para informar os cidadãos. “O pronunciamento do promotor reforçará a ajuda integral do Comitê nessa empreitada”, afirmou Diniz.

Com informações da Prefeitura de Cedro.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br