MP participa da abertura da 2ª Edição do Projeto “Escola: Espaço de Reflexão”


29.05.18.Espaço.Reflexão.s2O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da Promotoria de Defesa da Educação, participou nesta segunda-feira (28/05) da abertura da segunda edição do “Escola: Espaço de Reflexão”, evento promovido pela Secretaria da Educação do Estado que visa estimular o debate construtivo e a manifestação plural de ideias para a consolidação da cidadania no ambiente escolar. A promotora de Justiça, Elizabeth Almeida, representou o MPCE no evento, que segue até esta terça-feira (29/05) e conta com a participação de gestores, professores e estudantes de todas as regiões do Ceará.

O secretário da Educação do Estado, Rogers Mendes, enfatizou que o processo educacional compreende, além da abordagem dos conteúdos cognitivos, o respeito às diferenças. “A Escola, Espaço de Reflexão tem o intuito de reafirmar valores caros para uma formação integral e íntegra dos jovens cearenses. Serão várias temáticas trazidas nas oficinas, que poderão ser utilizadas no cotidiano da sala de aula, para mediar conflitos, caso existam, e prospectar discussões que estavam ocultas, mas que provocavam silenciosamente um clima não harmônico na educação”, observa o gestor.

29.05.18.Espaço.reflexão.sA promotora de Justiça defendeu que a Educação deve cumprir o que prevê a Constituição Federal, preparando o ser humano para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania. “Escola é o espaço, por excelência, de se compreender as diferenças e aprender com elas. Cada um de nós é um universo. Estamos precisando aprender a respeitar o outro, a resolver nossas divergências de forma pacífica, a ser fraternos e mais humanos. Temos que ter atitude de repúdio à injustiça, posicionando-nos de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações”, argumenta.

A professora Gleiciane Maria Silveira lembra que participou da primeira edição do evento, em 2017, e que se sentiu mais motivada a trabalhar por esta causa, a partir de então. “Lutamos por um currículo menos machista, homofóbico e autoritário. Devemos ter o direito de pensar, de argumentar, de refletir”, disse. O estudante João Victor de Castro avalia que somente atuando de forma ética é possível construir uma escola justa e mais plural. “Somos muitos estudantes na escola pública. E cada um vive uma realidade diferente. Se não levarmos os diálogos para dentro da escola, iremos perder a batalha para os problemas sociais”, acredita.

 Escola: Espaço de Reflexão

A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado é uma estratégia para apoiar a organização de atividades escolares em que os estudantes sejam estimulados a formular suas opiniões e a expressá-las de forma responsável e consequente, promovendo o debate franco e aberto sobre temas da contemporaneidade, preservando a tolerância e o respeito frente a posições contrárias às suas. As unidades de ensino são locais de desenvolvimento da aprendizagem dos conteúdos curriculares, mas são concebidas, principalmente, como espaço para vivência e compreensão das relações sociais.

Após este evento, a Seduc propõe a realização de encontros regionais em forma de painel de debates. No âmbito escolar, a sugestão é criar uma comissão para definir atividades sobre a temática, como campeonato de debates, grupos de discussão, apresentação de vídeos, filmes e demais formas de apresentação com o propósito de promover a discussão.

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Ministério Público do Estado do Ceará

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